Publication
Um percurso para o desenvolvimento de competĂȘncias
| datacite.subject.fos | CiĂȘncias MĂ©dicas::CiĂȘncias da SaĂșde | |
| dc.contributor.advisor | Coelho, SĂlvia PatrĂcia Fernandes | |
| dc.contributor.author | Pires, Carla Sofia Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-12T09:12:50Z | |
| dc.date.available | 2016-04-12T09:12:50Z | |
| dc.date.issued | 2015-11-26 | |
| dc.date.submitted | 2015 | |
| dc.description.abstract | A realização deste relatĂłrio surge no Ăąmbito da unidade curricular de RelatĂłrio do Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem MĂ©dico-CirĂșrgica, da Universidade CatĂłlica do Porto, do Instituto de CiĂȘncias da SaĂșde. Este relatĂłrio incide sobre os estĂĄgios desenvolvidos no Serviço de UrgĂȘncia (MĂłdulo I) do Hospital de Vila Real, E.P.E., no Serviço de Medicina Intensiva (MĂłdulo II) do Hospital Pedro Hispano, E.P.E. e no Instituto Nacional de EmergĂȘncia MĂ©dica (MĂłdulo III). O presente relatĂłrio tem como principal objetivo a aquisição de competĂȘncias no Ăąmbito da Especialização em Enfermagem MĂ©dico-CirĂșrgica. Tem como finalidade a confrontação da prĂĄtica sobre a reflexĂŁo das açÔes desempenhadas com o conhecimento adquirido anteriormente, e a sua anĂĄlise. Estruturalmente, organizou-se este trabalho segundo os domĂnios das CompetĂȘncias EspecĂficas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação CrĂtica. Os contributos para os mĂłdulos de estĂĄgio prenderam-se com situaçÔes/problemas detetados e respetivas tentativas de os solucionar. Sendo assim, no MĂłdulo de EstĂĄgio III â AssistĂȘncia PrĂ©-hospitalar foi elaborada uma proposta de intervenção sobre o Controlo de Infeção no PrĂ©-hospitalar relacionada com a limpeza e desinfeção das ambulĂąncias de Suporte Imediato de Vida. No MĂłdulo de EstĂĄgio II â Cuidados Intensivos, os contributos estiveram relacionados com uma proposta de intervenção sobre a Sede em Cuidados Intensivos e a elaboração de um artigo de revisĂŁo integrativa sobre Musicoterapia em Cuidados Intensivos. Os contributos fornecidos no MĂłdulo de EstĂĄgio I - UrgĂȘncia consistiram na proposta de intervenção sobre a Indicação para o Uso de Luvas e a elaboração de um Manual de Boas PrĂĄticas na Recolha e Preservação de VestĂgios Forenses. Este nĂvel de formação acadĂ©mica tem-se vindo a traduzir no desenvolvimento de uma prĂĄtica profissional, cada vez mais complexa, diferenciada e exigente. Deste modo, a aprendizagem no contexto de estĂĄgio passa nĂŁo sĂł pela organização de conceitos teĂłricos e prĂĄticos, mas pela concetualização da ação refletida e modificada baseada na evidĂȘncia cientĂfica. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The execution of this work comes under the curricular unit Report of the Masterâs degree in Nursing, with Specialization in Medical-Surgical Nursing, of the Institute of Health Sciences, Catholic Universidad of Portugal. This report focuses on the clinical practice developed in the Emergency Room (Module I) of Vila Real Hospital, E.P.E, in Intensive Medicine Service (Module II) of Pedro Hispano Hospital, E.P.E. and at the Medical Emergency National Institute (Module III). This report main objective is the acquisition of skills within the Specialization in Medical- Surgical Nursing. Its purpose is the confrontation of the practice about the reflection of the actions performed with the knowledge previously acquired, and its analysis. Structurally, this work was organized according to the domains of the Specific Competence of Specialist Nurse in Nursing in Person in Critical Condition. The contributions for the clinical practice modules were related with situations/problems detected and their attempts to solve them. Therefore, in clinical practice Module III â Prehospital Assistance was elaborated a proposal of intervention about Pre-hospital Infection Control related to the cleaning and disinfection of the Advanced Life Support Ambulances. In the clinical practice Module II â Intensive Care Unit, the contributions were related with a proposal of intervention about Thirst in Intensive Care and the elaboration of an article of integrative review about Music Therapy in Intensive Care. The contributions left in the clinical practice Module I â Emergency Room consisted on a proposal of intervention about the Indication for the Use of Gloves and the elaboration of a Good Practice Manual for the Collection and Preservation of Forensic Evidences. This level of academic training has been translated in to the development of an increasingly complex professional practice, differentiated and demanding. Thus, learning in the context of clinical practice goes through not only the organization of theoretical and practical concepts, but also for the conceptualization of the reflected and modified action based on scientific evidence. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201488094 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/19638 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermeiro | pt_PT |
| dc.subject | Especialista | pt_PT |
| dc.subject | Doente crĂtico | pt_PT |
| dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_PT |
| dc.subject | Nurse | pt_PT |
| dc.subject | Specialist | pt_PT |
| dc.subject | Critically ill patients | pt_PT |
| dc.subject | Nursing care | pt_PT |
| dc.title | Um percurso para o desenvolvimento de competĂȘncias | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem |
