Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediatria visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional, assegurando a aquisição de competências científicas, técnicas, humanas e culturais adequadas à prestação de cuidados especializados de Enfermagem, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, através da auto formação e da prática baseada na evidência. Pretende-se, com este trabalho, evidenciar as competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, adquiridas e desenvolvidas ao longo do Estágio, cuja actividade se desenvolveu no Centro de Saúde Senhora da Hora, Serviço de internamento de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e no Serviço de Urgência do Hospital S.João.
Reflectir sobre a Vulnerabilidade da criança, constituiu uma preocupação transversal ao Estágio, traduzindo-se no fio condutor que condicionou a minha postura e reflexão no desenrolar do mesmo. A criança, pela sua imaturidade biológica, ética, social e afectiva, é um ser verdadeiramente dependente, frágil, vulnerável, e susceptível ao incumprimento dos direitos que lhe são inerentes como ser humano e, portanto, carecida de uma particular protecção. O contacto com realidades tão distintas, permitiu-me reflectir na e sobre a minha prática enquanto profissional de saúde e ser humano, e adequar os conhecimentos adquiridos à minha prática laboral.
Este trabalho demonstra assim a minha a intervenção como Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, nos diversos contextos de estágio, tendo como principal objectivo evidenciar competências profissionais conducentes ao Grau de Mestre em Enfermagem.
Description
Keywords
Criança Família Competências Cuidados de enfermagem Vulnerabilidade
