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Instrumentos de sustentabilidade de um Festival de Cinema : o caso da Monstra, Festival de Animação de Lisboa

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Paulo Miguel Félix de Campos
dc.contributor.authorSampaio, Inês Medeiros Correia de
dc.date.accessioned2019-02-27T16:35:07Z
dc.date.issued2018-04-11
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste relatório de estágio irá centrar-se na Monstra | Festival de Animação de Lisboa, que ao longo dos seus dezasseis anos de vida regista um crescimento quer em qualidade, quer em quantidade de programação, públicos e financiamentos. O festival, tem sido fundamental para a subsistência, divulgação e promoção do cinema de animação português, uma arte que carece particularmente de apoios à produção e distribuição das suas obras. O objetivo deste trabalho será compreender como, face a um panorama cultural em constante mutação, com crescentes limitações financeiras e uma indústria com carências específicas, um festival de cinema, em Portugal garante a sua sustentabilidade e sucesso. A partir de uma experiência profissional, como assistente de produção da edição 2016 do Festival Monstra, foi possível entender que as relações estabelecidas com os diversos agentes envolvidos na sua realização; a sua particular estrutura organizacional; uma estratégia de angariação de fundos estruturada e internacional assente na capacidade do festival de responder às limitações do mercado; assim como o valor cultural e identitário que este possuí enquanto evento cultural e criativo fiel à sua missão desde o início para a cidade de Lisboa; são um conjunto de variantes fundamentais para a sua subsistência.pt_PT
dc.description.abstractThis report focuses on Monstra | Lisbon Animated Film Festival, which throughout its sixteen years of existence displayed a constant growth both in quality and quantity of its program, audience and financial aid. This film festival has been fundamental to the subsistence, dissemination, and promotion of the Portuguese animation cinema, an art affected by the industry lack of support. The purpose of this report is to examine how in a constantly shifting cultural panorama, with increasing financial limitations, and an industry with specific deficiencies, a film festival in Portugal, like Monstra, guarantees sustainability and success. In the light of a professional experience as assistant production in Monstra during its 2016 edition, it was possible to notice that the relations established with the various agents involved in its preparation, its particular organizational structure, its fundraising strategy, as well as the value that it embodies as a cultural and creative event for the city of Lisbon, are a set of fundamental variants to its preservation.pt_PT
dc.identifier.tid202178811pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27020
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFestivais de cinemapt_PT
dc.subjectEstrutura organizacionalpt_PT
dc.subjectAngariação de fundospt_PT
dc.subjectPolítica culturalpt_PT
dc.subjectFinanciamento privadopt_PT
dc.subjectCinema de animaçãopt_PT
dc.subjectFilm festivalspt_PT
dc.subjectOrganizational structurept_PT
dc.subjectFundraisingpt_PT
dc.subjectCultural policypt_PT
dc.subjectPrivate fundingpt_PT
dc.subjectAnimation cinemapt_PT
dc.titleInstrumentos de sustentabilidade de um Festival de Cinema : o caso da Monstra, Festival de Animação de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos de Culturapt_PT

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