Publication
Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
dc.contributor.author | Matos, Beatriz | |
dc.contributor.author | Santos, Renato Pessoa dos | |
dc.contributor.author | Francisco, Rita | |
dc.contributor.author | Almeida, Sandra Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T14:56:38Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T14:56:38Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A entrada no ensino superior militar conduz a novos desafios e exigências, tanto pelo regime militar, como pelo regime de internato. A qualidade de vida dos universitários tem sido uma preocupação para as instituições, sendo o objetivo deste estudo compreender as relações entre estratégias de coping, bem-estar global e qualidade de vida associada a um evento potenciador de stress, a Prova de Aptidão Militar (PAM). Participaram no estudo todos os candidatos à PAM no ano letivo 2019/2020 (N = 166), para os vários cursos da Academia Militar (AM), com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos (M = 18.78; DP = 1.53). Os participantes preencheram instrumentos de autorrelato para avaliação de bem-estar global (Escala de Florescimento), estratégias de coping (Incope-2R) e qualidade de vida (EUROHIS- QOL-8). Os resultados mostraram correlações entre diversas estratégias de coping (e.g., ruminação, resolução de problemas), o bem-estar global e a qualidade de vida. Através de uma regressão linear múltipla hierárquica, foram identificados como preditores do bem-estar global o sexo dos participantes (feminino), a perceção de qualidade de vida e a reduzida utilização do evitamento como estratégia de coping. Em conjunto, estas variáveis explicam 36.8% da variância do bem-estar dos candidatos à AM. A utilização e promoção de estratégias de coping adequadas permitirão uma adaptação positiva à PAM e consequentemente um impacto positivo no bem-estar e saúde mental dos estudantes de ensino superior militar, podendo ser foco de intervenções preventivas nesta fase de vida. | pt_PT |
dc.description.abstract | Entry into military higher education poses new challenges and demands, both due to its military regime and internship. The quality of life of university students has been a concern for institutions, and the objective of this study is to understand the relationships between coping strategies, global well-being and quality of life associated with a stress-potentiating event, the Military Aptitude Test (MAT). Participated in the study all candidates for Military Academy (MA) in the academic year 2019/2020 (N = 166), between 17 and 24 years old (M = 18.78; SD = 1.53), mostly male (82.5%) and candidates for Military Science courses (63.2%). Participants filled out self-report instruments to assess global wellbeing (Flourishing scale), coping strategies (Incope-2R) and quality of life (EUROHIS-QOL-8). The results showed correlations between several coping strategies (e.g., rumination, problem solving), global wellbeing, and quality of life. Through a hierarchical multiple linear regression, the gender of the participants (female), the perception of quality of life and the reduced use of avoidance as a coping strategy were identified as predictors of global well-being. Taken together, these variables explain 36.8% of the variance in well-being of candidates for MA. The use and promotion of appropriate coping strategies will allow a positive adaptation to MAT and, consequently, a positive impact on the well-being and mental health of students in military higher education, and may be the focus of preventive interventions in this phase of life. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-8826 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/38927 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior militar | pt_PT |
dc.subject | Prova de aptidão militar | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de coping | pt_PT |
dc.subject | Military higher education | pt_PT |
dc.subject | Military aptitude test | pt_PT |
dc.subject | Quality of life | pt_PT |
dc.subject | Well- being | pt_PT |
dc.subject | Coping strategies | pt_PT |
dc.title | Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 121 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 101 | pt_PT |
oaire.citation.title | Proelium | pt_PT |
oaire.citation.volume | 8 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |