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Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar

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A entrada no ensino superior militar conduz a novos desafios e exigências, tanto pelo regime militar, como pelo regime de internato. A qualidade de vida dos universitários tem sido uma preocupação para as instituições, sendo o objetivo deste estudo compreender as relações entre estratégias de coping, bem-estar global e qualidade de vida associada a um evento potenciador de stress, a Prova de Aptidão Militar (PAM). Participaram no estudo todos os candidatos à PAM no ano letivo 2019/2020 (N = 166), para os vários cursos da Academia Militar (AM), com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos (M = 18.78; DP = 1.53). Os participantes preencheram instrumentos de autorrelato para avaliação de bem-estar global (Escala de Florescimento), estratégias de coping (Incope-2R) e qualidade de vida (EUROHIS- QOL-8). Os resultados mostraram correlações entre diversas estratégias de coping (e.g., ruminação, resolução de problemas), o bem-estar global e a qualidade de vida. Através de uma regressão linear múltipla hierárquica, foram identificados como preditores do bem-estar global o sexo dos participantes (feminino), a perceção de qualidade de vida e a reduzida utilização do evitamento como estratégia de coping. Em conjunto, estas variáveis explicam 36.8% da variância do bem-estar dos candidatos à AM. A utilização e promoção de estratégias de coping adequadas permitirão uma adaptação positiva à PAM e consequentemente um impacto positivo no bem-estar e saúde mental dos estudantes de ensino superior militar, podendo ser foco de intervenções preventivas nesta fase de vida.
Entry into military higher education poses new challenges and demands, both due to its military regime and internship. The quality of life of university students has been a concern for institutions, and the objective of this study is to understand the relationships between coping strategies, global well-being and quality of life associated with a stress-potentiating event, the Military Aptitude Test (MAT). Participated in the study all candidates for Military Academy (MA) in the academic year 2019/2020 (N = 166), between 17 and 24 years old (M = 18.78; SD = 1.53), mostly male (82.5%) and candidates for Military Science courses (63.2%). Participants filled out self-report instruments to assess global wellbeing (Flourishing scale), coping strategies (Incope-2R) and quality of life (EUROHIS-QOL-8). The results showed correlations between several coping strategies (e.g., rumination, problem solving), global wellbeing, and quality of life. Through a hierarchical multiple linear regression, the gender of the participants (female), the perception of quality of life and the reduced use of avoidance as a coping strategy were identified as predictors of global well-being. Taken together, these variables explain 36.8% of the variance in well-being of candidates for MA. The use and promotion of appropriate coping strategies will allow a positive adaptation to MAT and, consequently, a positive impact on the well-being and mental health of students in military higher education, and may be the focus of preventive interventions in this phase of life.

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Keywords

Ensino superior militar Prova de aptidão militar Qualidade de vida Bem-estar Estratégias de coping Military higher education Military aptitude test Quality of life Well- being Coping strategies

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