Repository logo
 
Publication

O desafio da liderança pedagógica na continuação e sustentação da formação em contexto para o desenvolvimento profissional : um estudo de caso praxiológico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Júlia de Fátima Domingues Basto de
dc.contributor.authorFerreira, Ana Reis dos Santos Ramalheira de Araújo
dc.date.accessioned2020-02-14T14:41:51Z
dc.date.issued2019-11-12
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO estudo que aqui se apresenta situa-se no âmbito das Pedagogias Participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira Formosinho & Formosinho, 2011, 2013, 2016; Oliveira-Formosinho, 2016; Sousa, 2016). É um estudo centrado no desenvolvimento de processos de formação em contexto como uma pedagogia de formação de profissionais (cf. Oliveira-Formosinho, 2016; Pinazza, 2014: Formosinho, 2018; Pinazza & Fochi, 2018), orientado para descrever, interpretar e compreender o processo de continuação e sustentação do desenvolvimento profissional e organizacional de um centro educativo. Com este estudo, pretendo compreender de uma forma mais profunda o contributo da formação em contexto (cf Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016) para o desenvolvimento profissional, bem como compreender o papel da liderança pedagógica e de uma pedagogia explícita, a Pedagogia-em-Participação, como promotores de sustentabilidade deste processo. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo situa-se no paradigma qualitativo e desenvolve-se através de um estudo de caso (cf. Stake, 2012) por processos de investigação praxiológica (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016; Formosinho, 2016; Pascal & Bertram, 2012). Este estudo evidencia a importância da Liderança Pedagógica para desencadear processos de desenvolvimento profissional, a partir da continuação e sustentação da formação em contexto, no âmbito de uma pedagogia específica, a Pedagogia-em-Participação.pt_PT
dc.description.abstractThe research hereby presented is inserted within Participative Pedagogy, specifically in Pedagogy-in-Participation (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira Formosinho & Formosinho, 2011, 2013, 2016; Oliveira-Formosinho, 2016; Sousa, 2016). It is a research centred in the development of learning processes in context as a professionals formation pedagogy (cf. Oliveira-Formosinho, 2016; Pinazza, 2014: Formosinho, 2018; Pinazza & Fochi, 2018), focused on describing, interpreting and understanding the process of continuity and sustenance of the professional and organizational development in an educational centre. With this research, I intend to understand in a deeper way the contribution of the contextual learning (cf Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016) for professional development, as well as comprehend the role of pedagogic leadership and explicit pedagogy, Pedagogy-in-Participation, as promoters of sustenance of this process. From the methodological point of view, this is a qualitative research and it develops through a case study (cf. Stake, 2012) by praxiological investigation processes (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016; Formosinho, 2016; Pascal & Bertram, 2012). This research points out the importance of Pedagogic Leadership to initiate processes of professional development, through continuity and sustenance of contextual learning, inserted in a specific pedagogy, Pedagogy-in-Participation.en
dc.identifier.tid202383733pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29558
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.subjectFormação em contextopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectInvestigação praxiológicapt_PT
dc.subjectTransformação praxiológicapt_PT
dc.subjectLiderança pedagógicapt_PT
dc.subjectPedagogy-in-participationpt_PT
dc.subjectContextual professional learningpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectPraxiological researchpt_PT
dc.subjectPraxis transformationpt_PT
dc.subjectPedagogic leadershippt_PT
dc.titleO desafio da liderança pedagógica na continuação e sustentação da formação em contexto para o desenvolvimento profissional : um estudo de caso praxiológicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação de Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202383733.pdf
Size:
4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: