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O percurso escolar dos alunos disléxicos

dc.contributor.advisorRibeiro, Célia
dc.contributor.advisorCarvalho, Anabela
dc.contributor.authorCoelho, Cláudia Carvalho
dc.date.accessioned2012-07-27T15:12:01Z
dc.date.available2012-07-27T15:12:01Z
dc.date.issued2012-01-03
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractAs Dificuldades de Aprendizagem (DA) referem-se a uma discrepância significativa entre o rendimento escolar do sujeito e aquilo que era esperado que realize, em função da idade e nível intelectual. A própria expressão Dificuldades de Aprendizagem aparece, por vezes, acompanhada do termo escolar, outras vezes, faz-se acompanhar de forma explícita à leitura, as denominadas dificuldades específicas na aprendizagem da leitura ou dislexia. Esta é desordem mais prevalente de entre todas as que se inserem no espectro das DA. No presente trabalho pretendemos averiguar o percurso escolar dos alunos disléxicos, o tipo de medidas educativas que usufruíram e a importância das mesmas nesse percurso. É nosso intuito perceber de que forma a dislexia colocou um entrave à realização pessoal, escolar e profissional desses alunos e identificar quais as suas perspectivas futuras. No presente estudo adoptámos uma metodologia de investigação qualitativa tendo sido realizadas entrevistas a 41 encarregados de educação de alunos com dislexia de dois agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Os resultados demonstram, em linhas gerais, que a dislexia constitui um obstáculo à progressão escolar e tem efeitos a longo prazo, não só no que diz respeito à componente escolar, mas também a nível social, afectivo e emocional. Concluímos que todas as decisões tomadas no decurso escolar têm implicações no prosseguimento de estudos, nomeadamente as retenções e o tipo de medidas de apoio que são disponibilizadas aos alunos disléxicos.por
dc.description.abstractLearning Disabilities (LD) refers to a significant discrepancy between academic achievement and what the subject was expected to complete, depending on the age and intellectual level. The very term Learning Difficulties appear, sometimes accompanied by the school term, sometimes it is accompanied by the reading explicitly, the so-called specific difficulties in reading or dyslexia. This disorder is more prevalent among all those that fall within the spectrum LD. In this paper we intend to investigate the educational background of dyslexic students, the type of educational measures which they enjoyed and the importance of this route. It is our aim to understand how dyslexia placed an obstacle to personal fulfillment and professional school students and identify which of its future prospects. In this study we adopted a qualitative research methodology was conducted 41 interviews with guardians of students with dyslexia in two groupings of school in the district of Viseu. The results show, in general, that dyslexia is an obstacle to school progression and has long-term effects, not only with respect to the component school, but also social, affective and emotional. We conclude that all decisions taken during school have implications for further study, including the deductions and the type of support measures available to students who are dyslexic.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/8716
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectPercurso escolarpor
dc.subjectLearning disabilitiespor
dc.subjectDyslexiapor
dc.subjectDiagnosispor
dc.subjectInterventionpor
dc.subjectSchool coursepor
dc.titleO percurso escolar dos alunos disléxicospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

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