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- Exames nacionais do 9º ano de matemática : concepções dos professores classificadoresPublication . Silva, Graça Marlene Seco e; Baptista, José Afonso; Alaiz, VítorA conjuntura educacional portuguesa atravessa um momento de previsível reforço da avaliação externa das aprendizagens. As investigações sobre avaliação das aprendizagens têm incidido sobretudo na avaliação interna. O estudo que adiante se apresenta foca a avaliação externa procurando descrever as concepções dos professores classificadores da disciplina de Matemática do 9º ano sobre a classificação das provas do exame nacional de Matemática, de modo a verificar a coerência com o referente conceptual e o normativo que a enquadra. Neste sentido, estabeleceu-se a seguinte questão geral de investigação: as concepções dos professores de Matemática sobre a avaliação externa das aprendizagens são, no essencial, idênticas entre si ou é possível descrever concepções significativamente diferentes? A partir desta questão, articulámos as concepções sobre o modo de ensinar Matemática com as perspectivas sobre a avaliação interna e externa das aprendizagens e, em particular, sobre os tipos de itens que compõem as provas de exame. As concepções acerca da elaboração e aplicação dos critérios de classificação dos itens das provas do exame nacional e a importância atribuída ao processo de supervisão foram alvo de especial atenção. Seguindo o paradigma qualitativo, realizámos um estudo de caso exploratório, utilizando como processos de recolha de dados entrevistas semi-estruturadas e análise documental. O tratamento dos dados recolhidos foi efectuado através da análise qualitativa de conteúdo. Este estudo evidencia a congruência entre as concepções detidas pelos professores entrevistados sobre o modo de ensinar e as modalidades de avaliação interna e externa e ainda entre as suas concepções e o respectivo modo de ensinar face à existência dessas avaliações. Os professores privilegiam itens de resposta aberta em detrimento dos de resposta curta e denotam insatisfação pelo facto de não colaborarem na elaboração dos critérios de classificação das respostas dos itens que constituem o exame. Alguns dos entrevistados revelam incomodidade pela sua participação obrigatória num trabalho (o de correcção de exames) com o qual não se identificam totalmente. A investigação conduziu a algumas recomendações de melhoria na organização do processo de classificação de exames implementado pelo GAVE, das quais salientamos a que sugere a criação de uma bolsa de professores classificadores constituindo um corpo mais estável de avaliadores especializados e mais motivados para a tarefa.
- Perspectiva dos docentes acerca da transição para a vida pós-escolar de alunos com deficiência mentalPublication . Lourenço, Maria Manuela Branquinho; Ribeiro, Célia; Carvalho, AnabelaA transição para a Vida Pós-Escolar é um processo de orientação iniciado nas escolas no sentido de dotar os jovens com necessidades educativas especiais de competências fundamentais para o exercício da vida diária, perspectivando a sua plena integração na sociedade, a nível pessoal, social e profissional. A Escola tem caminhado em direcção à melhoria do seu modo de actuação e do aperfeiçoamento das respostas dadas aos alunos em processo de Transição para a Vida Pós-Escolar, implementando boas práticas que contribuem para o desenvolvimento de um conjunto de competências pessoais e sociais, essenciais para a concretização do referido processo. Tendo como objectivo descrever, analisar e reflectir sobre a forma como se processa essa transição, especificamente com alunos com deficiência mental, em sete escolas públicas do concelho de Viseu com 3º ciclo, realizámos uma investigação de carácter quantitativo e descritivo, com recurso ao questionário como instrumento de recolha de dados. Foram inquiridos sete representantes dos órgãos de gestão e sete professores de educação especial. Os resultados obtidos mostram que no caminho para a eficácia dos processos de transição ainda existem alguns constrangimentos. A mesma só é possível com o envolvimento e a participação activa de todos os intervenientes (alunos, pais, professores/escola e comunidade/ serviços) investindo no apoio e formação pré-profissional e profissional dos jovens. Aspectos como a falta de legislação específica, colaboração da comunidade e sistematização de todos os intervenientes neste processo, são alguns dos condicionantes deste processo.
- A influência do empenhamento organizacional e profissional dos enfermeiros nas estratégias de resolução dos conflitosPublication . Pinho, Paula Maria de Alegria; Albuquerque, CarlosAs mudanças na área da saúde e o conjunto de alterações estruturais na profissão e carreira de enfermagem interferem na dinâmica e estabilidade do futuro dos enfermeiros forçando-nos a questionar se as organizações de saúde prosseguem os valores, interesses e objectivos profissionais dos enfermeiros. O objectivo deste trabalho é estudar a influência do empenhamento organizacional e profissional dos enfermeiros nas estratégias de resolução de conflitos. Trata-se duma pesquisa não experimental de natureza quantitativa e transversal, seguindo uma via descritivo-correlacional. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário a 102 enfermeiros a exercer funções em diferentes tipos de unidades de Cuidados de Saúde Primários, existentes nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Região Dão-Lafões, sendo a amostra, na maioria do sexo feminino (82,4%), com idade média de 39,33 anos. Como instrumentos de medida utilizámos três escalas que agrupam um total de nove subescalas que pretendem avaliar: o empenhamento organizacional, através do modelo adaptado de Meyer e Allen (1997), “ Organizational Commitment Questionnaire”, o empenhamento profissional, através “Attitudinal Commitment Scale‖, desenvolvida por Langford (1979) e as estratégias de resolução de conflitos através do – ―Rahim Organizational Conflict Inventory – II‖, constituido por 28 itens, que pretende medir a forma como os indiviuos lidam com as situações conflituais perante superiores (Forma A), subordinados (Forma B) e colegas (Forma C). A maioria dos enfermeiros apresenta scores moderados/elevados de empenhamento organizacional e de empenhamento profissional. Confirmam-se as hipóteses de que as algumas variáveis sociodemográficas e profissionais influenciam as estratégias de resolução de conflitos adoptadas pelos enfermeiros. Também, o empenhamento organizacional e profissional estão positivamente correlacionados entre si e influenciam as estratégias de conflitos adoptadas pelos enfermeiros. Espera-se que gestores e colaboradores sejam preparados para fomentar e gerir os conflitos de forma adequada, para que estes se tornem um motor de inovação e desenvolvimento dentro das organizações.
- Pesquisa do antigénio Galactomannan em lavados broncoalveolares na detecção precoce de Aspergilose Invasiva em doentes imunodeprimidosPublication . Rocha, Margarida de Sousa Monteiro da; Lameiras, Catarina; Pintado, ManuelaDoentes oncológicos submetidos a tratamentos imunossupressores têm um elevado risco para adquirirem infecções oportunistas como a Aspergilose Invasiva (AI). No diagnóstico da infecção primária pulmonar, a aspergilose apresenta quadros clínicos de infecção inespecíficos e os métodos de diagnóstico convencionais para além de serem morosos, têm pouca sensibilidade e especificidade. Novas estratégias de diagnóstico têm sido avaliadas nomeadamente a pesquisa do antigénio galactomannan (GM) por ELISA. Os objectivos deste trabalho foram validar o teste de diagnóstico de GM na Aspergilose Pulmonar Invasiva (API) e determinar o melhor cut-off de GM para validar este marcador no diagnóstico precoce de API numa amostra de doentes oncológicos. Um estudo de coorte prospectivo foi realizado em amostras brônquicas (LB/ LBA) de 104 doentes com suspeita de aspergilose pulmonar, durante um período de dezanove meses no Serviço de Microbiologia do IPOFG do Porto. Os doentes foram definidos com API (provável e provada) ou sem API, segundo as definições revistas pela EORTC/MSG. Como grupo controlo (n=41) foram estudadas amostras brônquicas de doentes sem evidência de infecção respiratória. Foram avaliadas as variáveis da cultura, ADN e citologia para Aspergillus, como variáveis clínicas, TAC e factores de risco do doente, e antibioterapia. Dos 104 doentes estudados com suspeita de aspergilose pulmonar, em 13 casos foi diagnosticado API (12,5%) destes 54% dos casos tinham doença hematológica (n=7/13). Todos apresentavam GM positivo, 46% cultura positiva para Aspergillus, 62% com ADN positivo e 46% com citologia positiva. Em 62% dos casos estavam submetidos a terapêuticas antifúngicas. Para um cut-off GM≥1, a sensibilidade do teste do GM para diagnóstico de API (provável ou provada) foi de 100% e a especificidade de 45% com IC95% [0,35-0,55]. O valor preditivo positivo para o teste de GM foi de 24% e o valor preditivo negativo foi de 93%. A determinação do valor preditivo pela curva de ROC nesta amostra foi de 0.8, para GM ≥1,3 o teste teve uma sensibilidade de 85%, e uma especificidade de 65%, maior do que aquela encontrada para um cut-off ≥1. O teste de diagnóstico GM em LBA é útil para o diagnóstico da API. No entanto, este marcador deve ser associado com outros, parâmetros clínicos e laboratoriais, tendo o seu real valor um elevado valor preditivo negativo para esta infecção. De realçar a possibilidade de existência de falso-positivos pela interferência com o tratamento de certos antibióticos.
- O percurso escolar dos alunos disléxicosPublication . Coelho, Cláudia Carvalho; Ribeiro, Célia; Carvalho, AnabelaAs Dificuldades de Aprendizagem (DA) referem-se a uma discrepância significativa entre o rendimento escolar do sujeito e aquilo que era esperado que realize, em função da idade e nível intelectual. A própria expressão Dificuldades de Aprendizagem aparece, por vezes, acompanhada do termo escolar, outras vezes, faz-se acompanhar de forma explícita à leitura, as denominadas dificuldades específicas na aprendizagem da leitura ou dislexia. Esta é desordem mais prevalente de entre todas as que se inserem no espectro das DA. No presente trabalho pretendemos averiguar o percurso escolar dos alunos disléxicos, o tipo de medidas educativas que usufruíram e a importância das mesmas nesse percurso. É nosso intuito perceber de que forma a dislexia colocou um entrave à realização pessoal, escolar e profissional desses alunos e identificar quais as suas perspectivas futuras. No presente estudo adoptámos uma metodologia de investigação qualitativa tendo sido realizadas entrevistas a 41 encarregados de educação de alunos com dislexia de dois agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Os resultados demonstram, em linhas gerais, que a dislexia constitui um obstáculo à progressão escolar e tem efeitos a longo prazo, não só no que diz respeito à componente escolar, mas também a nível social, afectivo e emocional. Concluímos que todas as decisões tomadas no decurso escolar têm implicações no prosseguimento de estudos, nomeadamente as retenções e o tipo de medidas de apoio que são disponibilizadas aos alunos disléxicos.