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Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de venda

dc.contributor.advisorSeruya, José
dc.contributor.authorQueiroz, Ana Rita de Oliveira Vaz
dc.date.accessioned2016-07-14T11:50:17Z
dc.date.available2016-07-14T11:50:17Z
dc.date.issued2011-09-30
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractEsta dissertação visa uma compreensão do que são as marcas da distribuição, mais propriamente das marcas associadas à grande distribuição. Nos últimos dez anos tem-se assistido a alterações no sector da grande distribuição, nomeadamente na relação entre distribuidores, produtores e consumidores, as quais estão relacionadas com a aposta cada vez maior dos distribuidores no desenvolvimento das suas próprias marcas, que representando já hoje um grupo significativo de produtos, têm vindo a ganhar sempre maior força no mercado. A estratégia de aposta na qualidade dos produtos, associada ao baixo preço, leva a que as marcas da grande distribuição sejam actualmente uma opção de consumo frequente nos lares portugueses. Esta dissertação procura compreender a relação existente entre os grandes distribuidores e os consumidores, focalizando-se numa análise da comunicação das marcas dos distribuidores nos seus pontos de venda. Como estrutura desta dissertação propõe-se um capítulo inicial que aborda o comportamento do consumidor e algumas práticas de comunicação no ponto de venda. Num capítulo seguinte é feita uma abordagem a elementos de caracterização e de evolução das marcas da distribuição, a que se segue, num novo capítulo, uma contextualização das marcas da distribuição no mercado português. Por último, empreende-se uma abordagem a duas marcas da distribuição em Portugal – Pingo Doce e Continente – onde serão apresentadas algumas práticas de comunicação das marcas próprias realizadas pelos respectivos distribuidores no ponto de venda.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation vises the comprehension of what are the distributors brands, more accurately of the brands associate with the big distribution. In the last ten years we’ve assisted to alterations in the big distribution sector, namely the relation between distributors, producers and consumers, alterations that are related with the even bigger bet by the distributors in the development of their own brands, which representing already a significant group of products, have always been gaining strength in the market. The strategy of betting in the quality of the products, associated to the low price, makes that the big distribution brands are actually an frequent consumption option in Portuguese homes. This dissertation seeks to understand the existing relation between the big distributors and theirs consumers, focusing in a analysis of the communication of the distributors brands on their sales point. Has structure of this dissertation I propose an initial chapter that addresses the behavior of the consumer and some practices of communication on the sales point. In the next chapter an approach is made to the elements of characterization and evolution of the distributors brand, following, on a new chapter, the contextualization of distributors brands in the Portuguese market. Finally, an approach to two distributors brand in Portugal – Pingo Doce and Continente – where there will be presented some practices of communication of the brands undertaken by the respective distributors in the sales point.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20384
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarcas da distribuiçãopt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectComunicação das marcas no ponto de vendapt_PT
dc.subjectDistributor brandspt_PT
dc.subjectConsumer behaviorpt_PT
dc.subjectBrands communication on the sales pointspt_PT
dc.titleMarcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de vendapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

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