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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The number of women in leadership positions and women starting their own businesses has
noticeably grown over the course of the past decades. Despite this positive trend, an
underrepresentation of female leaders is yet still detectable. This rather young development
towards closing the gender gap in leadership consequently also implies an underrepresentation
of female leader role models. This research investigates how the leadership styles of female
entrepreneurs are shaped through previously perceived leadership styles. Further, it explores
whether these perceptions influence the authenticity of their own leadership styles and how
they communicate internally. Hence, next to investigating the influence of leadership
perceptions, this research provides an examination of Authentic Leadership behavior of female
entrepreneurs and of their internal communication structures.
For this investigation, a mixed methods research approach was carried out by conducting four
semi-structured interviews with female entrepreneurs from Germany and gathering supportive
data from the respective employees through quantitative online surveys. Subsequently the raw
data was analyzed and evaluated to answer the research question and five derived propositions.
The findings indicate that the influence of previously perceived leadership styles on the
leadership style of female entrepreneurs is rather low or even non-existent. While the studied
women all showed Authentic Leadership traits, indicators for Two-Way Symmetrical Internal
Communications systems could be found, but not reliably confirmed due to insufficient
quantitative data. Aligning with previous studies, a positive relation between Authentic
Leadership and Two-Way Symmetrical Communication could be identified.
Further, it was found that female entrepreneurs rather follow their intuition during their initial
leadership style development than specific role models.
O número de mulheres em posições de liderança e de mulheres que iniciam os seus próprios negócios tem aumentado visivelmente ao longo das últimas décadas. Apesar desta tendência positiva, uma sub-representação das mulheres líderes ainda é detectável. A evolução bastante recente de práticas para reduzir a diferença de género na liderança também implica, consequentemente, uma sub-representação de modelos de liderança feminina. Esta pesquisa investiga a forma como os estilos de liderança das mulheres empresárias são moldados através de estilos de liderança predicament percebidos. Além disso, explora se estas percepções influenciam a autenticidade dos seus próprios estilos de liderança e a forma como comunicam internamente. Desta forma, além de investigar a influência das percepções de liderança, esta tese fornece uma análise do comportamento de liderança autêntica das mulheres empresárias e das suas estruturas de comunicação interna. Para esta investigação, foi levada a cabo uma abordagem de investigação de métodos mistos através da realização de quatro entrevistas semi-estruturadas com mulheres empresárias da Alemanha e da recolha de dados de apoio dos respectivos empregados através de inquéritos quantitativos em linha. Subsequentemente, os dados em bruto foram analisados e avaliados para responder à questão da investigação e cinco proposições derivadas. Os resultados indicam que a influência dos estilos de liderança anteriormente percebidos no estilo de liderança das mulheres empresárias é bastante baixa ou mesmo inexistente. Enquanto as mulheres estudadas mostraram todas características de liderança autêntica, foram encontrados indicadores de sistemas de comunicação interna simétricos bidireccionais, mas não confirmados de forma fiável devido a dados quantitativos insuficientes. Alinhando com estudos anteriores, foi possível identificar uma relação positiva entre Liderança Autêntica e Comunicação Simétrica Bidireccional. Além disso, verificou-se que as mulheres empresárias preferem seguir a sua intuição durante o desenvolvimento inicial do seu estilo de liderança do que modelos de papel específicos.
O número de mulheres em posições de liderança e de mulheres que iniciam os seus próprios negócios tem aumentado visivelmente ao longo das últimas décadas. Apesar desta tendência positiva, uma sub-representação das mulheres líderes ainda é detectável. A evolução bastante recente de práticas para reduzir a diferença de género na liderança também implica, consequentemente, uma sub-representação de modelos de liderança feminina. Esta pesquisa investiga a forma como os estilos de liderança das mulheres empresárias são moldados através de estilos de liderança predicament percebidos. Além disso, explora se estas percepções influenciam a autenticidade dos seus próprios estilos de liderança e a forma como comunicam internamente. Desta forma, além de investigar a influência das percepções de liderança, esta tese fornece uma análise do comportamento de liderança autêntica das mulheres empresárias e das suas estruturas de comunicação interna. Para esta investigação, foi levada a cabo uma abordagem de investigação de métodos mistos através da realização de quatro entrevistas semi-estruturadas com mulheres empresárias da Alemanha e da recolha de dados de apoio dos respectivos empregados através de inquéritos quantitativos em linha. Subsequentemente, os dados em bruto foram analisados e avaliados para responder à questão da investigação e cinco proposições derivadas. Os resultados indicam que a influência dos estilos de liderança anteriormente percebidos no estilo de liderança das mulheres empresárias é bastante baixa ou mesmo inexistente. Enquanto as mulheres estudadas mostraram todas características de liderança autêntica, foram encontrados indicadores de sistemas de comunicação interna simétricos bidireccionais, mas não confirmados de forma fiável devido a dados quantitativos insuficientes. Alinhando com estudos anteriores, foi possível identificar uma relação positiva entre Liderança Autêntica e Comunicação Simétrica Bidireccional. Além disso, verificou-se que as mulheres empresárias preferem seguir a sua intuição durante o desenvolvimento inicial do seu estilo de liderança do que modelos de papel específicos.
Description
Keywords
Authentic leadership Female entrepreneurs Internal communication Female leaders Leadership Symmetrical communication Liderança autêntica Empreendedorismo feminino Comunicação interna Liderança feminina Liderança Comunicação simétrica