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Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal

datacite.subject.fosHumanidades
dc.contributor.advisorHanenberg, Peter
dc.contributor.authorPires, Sara Santiago
dc.date.accessioned2014-07-04T14:36:07Z
dc.date.available2014-07-04T14:36:07Z
dc.date.issued2014-03-12
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA globalização e o consequente desenvolvimento das tecnologias acentuaram a possibilidade de deslocação de empresas e pessoas. No mundo globalizado, as multinacionais passaram a fazer parte dos tecidos empresariais locais e as equipas de trabalho passaram, em muitos casos, a ser compostas não só por indivíduos locais mas também por colegas de outros países. Assim sendo, a língua, a cultura e a comunicação intercultural passaram a ter um papel relevante pois passou a ser necessário uniformizar práticas entre empresa mãe e subsidiárias, assim como ter em atenção possíveis diferenças culturais entre a cultura de partida e a cultura de chegada. O objetivo deste trabalho será, a partir de uma experiência profissional em contexto de estágio no Volkswagen Bank, tentar perceber qual a dinâmica cultural e organizacional de uma multinacional. Neste caso, compreender quais as principais diferenças culturais entre a cultura alemã e a cultura portuguesa e de que forma essas diferenças contribuem ou modificam a cultura organizacional no ambiente de trabalho de um grupo multinacional como o Volkswagen Bank.por
dc.description.abstractIntercultural management and organizational culture: the case study of Volkswagen Bank in Portugal The globalization and consequent development of technologies have accentuated the possibility of displacement of companies and people. In the globalized world, the multinationals have become part of the local business panorama and the teams are, in many cases, made of not only local individuals but also of other colleagues who come from different countries. For that reason, language, culture and intercultural communication have become more relevant because there is the need to standardize practices between the headquarters of a company and the its subsidiaries but also because it is necessary to consider the possible cultural differences between the original culture of the company and the cultures of the countries a company is establishing subsidiaries in. Following an internship experience at Volkswagen Bank in Portugal, the main goal of this work is trying to understand how to characterize the cultural and organizational dynamics of a multinational company. In this specific case, the aim is to identify the major cultural differences between the Portuguese and the German cultures and how those cultural differences contribute or modify the organizational culture and the working environment in a multinational company like Volkswagen Bank.por
dc.identifier.tid201292823
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/14728
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicação interculturalpor
dc.subjectGestão interculturalpor
dc.subjectCultural organizacionalpor
dc.subjectLínguas aplicadaspor
dc.subjectIntercultural communicationpor
dc.subjectIntercultural managementpor
dc.subjectOrganizational culturepor
dc.subjectApplied languagespor
dc.titleGestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Línguas Estrangeiras Aplicadas

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