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A natureza do fenómeno da reputação científica: o caso dos consórcios universidade-indústria

dc.contributor.authorRuão, Teresa
dc.contributor.authorPessôa, Clarisse
dc.date.accessioned2021-04-16T17:58:50Z
dc.date.available2021-04-16T17:58:50Z
dc.date.issued2019-06-28
dc.description.abstractA reputação é um fator muito influente no trabalho de um cientista pelos seus efeitos na carreira, captação de fundos ou aprovação dos pares. Do mesmo modo que se revela importante para as unidades de I&D na construção de redes de trabalho e na angariação de financiamento, público ou privado. Contudo, o fenómeno da reputação é difícil de avaliar, pois inclui fatores subjetivos, não detetados nas habituais técnicas bibliométricas, e porque tem evoluído face às exigências da nova ciência-empreendedora. Neste contexto, desenvolvemos um estudo com o propósito de entender a natureza do fenómeno da reputação aplicado ao domínio da ciência, no ambiente de um consórcio de investigação universidade-indústria em Portugal. Trata-se de uma investigação-piloto que partiu das necessidades sentidas pela equipa de comunicação do consórcio e que tem em mãos a tarefa de gerir a reputação da parceria e dos seus investigadores. Esse artigo deixa algumas pistas para um trabalho de Comunicação Estratégica continuado.pt_PT
dc.description.abstractReputation is a very influential factor in the work of scientists because of its effects on career, fundraising, or peer approval. In the same way that it is important for R&D units in building networks or raising funds, public or private. However, the reputation phenomenon is difficult to assess because it includes subjective factors not detected in the usual bibliometric techniques and because it has evolved, as a consequence of the demands of the new entrepreneurial-science. In this context, we have developed a study with the purpose of understanding the nature of the reputation phenomenon applied to the field of science in the context of a university-industry research consortium in Portugal. This is a pilot project that emerged from the needs felt by the consortium’s communication team with the task of managing the reputation of the partnership and its researchers. This paper leaves some clues for continued Strategic Communication work.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_34_17pt_PT
dc.identifier.eid85069446736
dc.identifier.issn1645-5681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32683
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectReputação científicapt_PT
dc.subjectComunicação da ciênciapt_PT
dc.subjectComunicação estratégicapt_PT
dc.subjectEmpreendedorismo científicopt_PT
dc.subjectScientific reputationpt_PT
dc.subjectScience communicationpt_PT
dc.subjectStrategic communicationpt_PT
dc.subjectScientific entrepreneurshippt_PT
dc.titleA natureza do fenómeno da reputação científica: o caso dos consórcios universidade-indústriapt_PT
dc.title.alternativeThe nature of the scientific reputation phenomenon: the case of an university-industry consortiapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage247pt_PT
oaire.citation.issue34pt_PT
oaire.citation.startPage233pt_PT
oaire.citation.titleMedia and Jornalismopt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameRuão
person.givenNameTeresa
person.identifier.orcid0000-0002-9723-8044
person.identifier.scopus-author-id53867291100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9aff459a-ae44-48b3-bbdc-f6fa86de2b66
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