Repository logo
 
Publication

O projeto ESRAD-ensino secundário recorrente a distância : avaliação e propostas de evolução do ponto de vista organizativo e pedagógico: estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, José Joaquim Ferreira Matias
dc.contributor.authorMartins, José Manuel Pais
dc.date.accessioned2022-03-07T11:44:36Z
dc.date.available2022-03-07T11:44:36Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.date.submitted2021-09
dc.description.abstractO ensino recorrente é uma modalidade de formação de adultos. O ESRAD - Ensino Secundário Recorrente a Distância é uma modalidade especifica de frequência do ensino recorrente a distância. Pretende-se assim resolver o problema de potenciais alunos impedidos de concluir o ensino secundário, por estarem afastados das escolas ou por questões profissionais, sendo uma oferta escolar oferecida a adultos e jovens adultos, espalhados por todas as áreas geográficas de Portugal e com uma progressiva frequência de alunos no estrangeiro. Esta modalidade é baseada no ensino síncrono diário por videoconferência suportado numa plataforma numa plataforma de conteúdos. Perante esta realidade os alunos e professores terão papeis diferentes dos assumidos no ensino presencial. Como se trata de uma modalidade formal de educação de adultos parte-se da apresentação da educação de adultos em termos globais, com enfâse para o processo português, enquadrando o ensino recorrente nas várias perspetivas da educação e formação de adultos. Sendo uma modalidade de formação a distância, enquadra-se o projeto nas grandes linhas de evolução do e-learning, enquanto ensino a distância com meios eletrónicos, refletindo-se sobre o conceito de B-learning que é previsto assumir no ESRAD. Pretende-se determinar essencialmente o impacto do projeto nos alunos finalistas e que terminaram o primeiro ciclo de 3 anos do projeto e que frequentaram uma das escolas sede do projeto ESRAD situada no interior do país e que recebe alunos de todas as regiões geográficas Para a sua realização utilizou-se um modelo de avaliação que parte do contexto, da avaliação dos “Inputs”, da avaliação do processo identificando resultados e determinando a sua eficácia, encontrando formas que possibilitem a melhoria do sistema.pt_PT
dc.description.abstractAdult Training Classes is a method/ modality of adult training. The ESRAD – “Distance Recurring Secondary Education” - is a specific modality of frequency of “recurrent” distance learning. Thus, it is intended to solve the problem of students prevented from completing higher education degrees, because they were far away from schools or they had other kinds of professional reasons and they were not able to achieve a degree. This “ Adult training classes- a distance learning- ” is an educational opportunity offered to adults and young adults, spread all over the country- Portugal- and abroad. This modality is based on daily synchronous video conferencing teaching supported on a content platform. In this new reality students and teachers will have different roles from those assumed in traditional face-to-face teaching. As this is a formal modality of adult education, it is based on the presentation of adult education in global terms, with the case for the Portuguese process, framing “recurrent” education in the various perspectives of adult education and training. Being a modality of distance adult training, the project is developed in the main lines of evolution of e-learning, while distance learning with electronic means, reflecting on the concept of B-learning that is expected to take place on Esrad. It is essentially intended to determine the impact of the project on the finalist student who finished the first 3-years cycle of the project and who attended one of the headquarters schools of the ESRAD project located in the interior of the country and that receives students from all geographical regions. For its implementation, an evaluation model was used which is based on the context, the evaluation of the "Inputs", the evaluation of the process identifying results and determining its effectiveness, finding ways that allow the improvement of all the system.pt_PT
dc.identifier.tid202894797pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36899
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectEnsino recorrentept_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectPedagogia do elearningpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectAdult educationpt_PT
dc.subjectRecurring educationpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjecteLearningpt_PT
dc.titleO projeto ESRAD-ensino secundário recorrente a distância : avaliação e propostas de evolução do ponto de vista organizativo e pedagógico: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202894797.pdf
Size:
7.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format