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Melhoria de processos de compra : caso Sogrape Vinhos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Rita Moura Bastos de Almeida
dc.contributor.authorRego, Bárbara Rocha
dc.date.accessioned2021-09-20T10:44:36Z
dc.date.available2021-09-20T10:44:36Z
dc.date.issued2021-07-12
dc.date.submitted2021-05
dc.description.abstractHoje em dia é notória a competitividade existente no mundo empresarial. Cada vez mais as organizações investem na inovação, investigação, desenvolvimento e melhoria dos seus processos. Uma das áreas que mais tem crescido nos últimos anos é a área das Compras. É também relevante referir a melhoria dos processos de compras, como sendo um motor de desenvolvimento da área, de modo a que estes se tornem cada vez mais ágeis, e para que haja um foco cada vez maior nas atividades que realmente criam valor. Assim sendo, pretende-se dar resposta à seguinte questão de investigação: “Como otimizar os Processos de Compras no setor vitivinícola?”. A Sogrape Vinhos carateriza-se como uma empresa líder no setor, tendo um enorme foco no seu crescimento, e, como um grande objetivo o alargamento da área de Compras. A presente dissertação visa a análise, mapeamento e melhoria de processos relacionados com esta área. De forma a responder à questão de investigação, a investigadora começou por fazer uma análise da literatura existente, posteriormente, foi feita uma análise dos processos utilizados pelas Compras na organização, neste caso foram analisados: um processo de compra geral, e dois processos de compra mais específicos. Depois disto foram identificadas falhas nos procedimentos usados e possíveis causas-raiz. Numa segunda fase foram desenvolvidos os novos processos de compra, com implementação de algumas melhorias. Das melhorias implementadas destaca-se a criação de instruções de trabalho para alguns dos processos de compra apresentados. Como resposta à questão de investigação, foram elaboradas um conjunto de propostas de melhoria a ser desenvolvidas e implementadas, chegando-se à conclusão de que a monitorização, digitalização, promoção de boas práticas e o uso de instruções de trabalho são ponto-chave na melhoria dos processos de compra.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, the existing competitiveness in the business world is notorious. Organizations are investing in innovation, research, development and improvement of their processes. One of the areas that has grown the most in recent years is the Purchasing area. It is also relevant to mention the improvement in purchasing processes, as being an engine for the development of the area, so that they become more and more agile, and then there is an increasing focus on the activities that really create value. Therefore, it is intended to answer the following research question: "How to optimize the Procurement Processes in the wine sector?". Sogrape Vinhos is characterized as a leading company in the sector with a huge focus on its growth, and, as a major objective, the expansion of the Purchasing area. This dissertation aims to analyze, map and improve processes related to this area. In order to answer the initial question, the researcher started by doing an analysis of the existing literature, afterwards, an analysis of the processes used by the purchasing team in the organization was made, in this case were analyzed: a general purchasing process, and two more specific purchasing processes. After that, flaws in the procedures used and possible root causes were identified. In a second phase, the new purchasing processes were developed, with the implementation of some improvements. Among the implemented improvements, the creation of work instructions for some of the presented purchasing processes stands out. As a response to the research question, a set of improvement proposals were presented to be developed and implemented, reaching the conclusion that monitoring, digitization, promotion of good practices and the use of work instructions are key points in improving purchasing processes.pt_PT
dc.identifier.tid202749070pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34990
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProcessos de comprapt_PT
dc.subjectProcura no mercadopt_PT
dc.subjectComprapt_PT
dc.subjectPurchase processespt_PT
dc.subjectSourcingpt_PT
dc.subjectPurchasingpt_PT
dc.titleMelhoria de processos de compra : caso Sogrape Vinhospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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