Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-12"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- The impact of the perceived leader’s empathy, group commitment, and individualism/collectivism on cooperation : an experimental studyPublication . Martins, Catarina Geraldes Freire; Oliveira, Eva Teresa Valente Dias de; Ferreira, Joana Rita Pasion; Paiva, Tiago de OliveiraHumans have been cooperating for hundreds of years, even though, on some occasions and especially in highly competitive environments, there are no logical reasons for them to do so. Why? What leads people to cooperate? The present research aims to answer this question by identifying three main dimensions that can impact cooperation: the individual’s tendencies for individualistic or collectivistic attitudes, the level of commitment towards the group, and the perceived leader’s empathy. In order to study these topics, a “Public Goods Game”, with monetary contingencies, was organized involving the participation of 256 subjects. The empathy displayed by the leader was manipulated (empathic, neutral, and non-empathic leader), whilst collecting data regarding the participant’s levels of group commitment and individualism/collectivism. Participants were also divided between participating and non-participating leader groups depending on the presence of the leader within the group. Results showed that there was no significant difference between the conditions with distinct empathy and cooperation. Moreover, group commitment was found to be positively related to cooperation and individualism negatively related to cooperation. Some measurements of group commitment and individualism/collectivism were found as significant predictors of cooperation. This was the case for normative group commitment (positive predictor), competitiveness and supremacy of individual interests (negative predictors). The participation of the leader within the group and the interaction between participation and empathy of the leader did not create an impact on cooperation.
- Senhelo Calhim: computer animated short film: project coordinatorPublication . Baltazar, AndréThe Digital Creativity Center of Portuguese Catholic University developed, within the scope of the application “Integrated Approaches to Active Inclusion – North 2020", in collaboration with the Municipality of Matosinhos, the animated short film “Senhelo Calhim- Eu sou cigana”. Directed by Jorge Ribeiro, with script by Kyle Sousa. This animated shortfilm was developed with the collaboration of the students from the Master in Sound and Image - Animation and the Bachelors in Sound in Image of the School of Arts- UCP.
- Dropout em atendimento psicológico com adultos : importância de variáveis sociodemográficas e do processo terapêuticoPublication . Ferreira, Inês Cristina Freitas; Carneiro, Alexandra Manuela Paiva; Dias, Pedro Miguel Brito da SilvaO dropout consiste na decisão unilateral do cliente em encerrar o processo terapêutico após uma primeira sessão, que pode ocorrer pelo não comparecimento à sessão ou através da desmarcação desta sem agendamento de uma próxima. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo geral explorar o papel de variáveis sociodemográficas, de variáveis clínicas e de variáveis do processo no dropout, numa amostra clínica de adultos. A amostra foi constituída por 354 adultos de uma Clínica Universitária de Psicologia, com idades compreendidas entre os 18 e os 77 anos. No presente estudo foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Ficha de Pedido de Consulta; (2) Informação disponibilizada pelos terapeutas e o (3) Brief Symptom Inventory. Os resultados, permitiram concluir que, algumas variáveis sociodemográficas - sexo, tipologia familiar e o estado civil - influenciam significativamente o dropout. Também foram encontrados resultados significativos nas variáveis clínicas – diagnóstico/ problemática, comorbilidades, medicação, índice de sintomatologia – e o dropout. E por último, Também se verificaram resultados significativos nas variáveis do processo – modelo teórico de intervenção, número de sessões total e duração do processo em meses – e o dropout. Conclui-se que o dropout não se trata de um fenómeno linear, dado que são diversas as variáveis (sociodemográficas, clínicas, processo) que influem na sua ocorrência.
- O crime de lenocínio e a exploração da prostituição : a descriminalização do crime de lenocínio simplesPublication . Rocha, Catarina Isabel Costa; Tavares, Sandra Flávia Correia BatistaO presente trabalho visa tecer uma apreciação crítica acerca do crime de lenocínio. Em particular, o crime de lenocínio simples (art. 169º nº 1 do CP). Para o efeito, entendeu-se como essencial, para enquadrar o mote em análise, descrever a ciência conjunta do direito penal, o bem jurídico-penal, a evolução da história da lei e os modelos político-legislativos da prostituição. O cerne da investigação centra-se na supressão do elemento “explorando situações de abandono e de necessidade económica”, com a revisão ao Código Penal de 1998, ao art. 169º nº 1. Em consequência disso, foi formada uma infindável controvérsia, doutrinal e jurisprudencial, sobre o bem jurídico-penal tutelado. Por um lado, a defesa de que a norma é constitucional, porque protege a liberdade sexual. Por outro lado, pelo contrário, advogando a inconstitucionalidade do ilícito, no sentido de tutelar antes uma “moral sexual”. Além disso, na compreensão de se proteger a liberdade sexual, questiona-se se a mesma respeita os princípios da necessidade e subsidiariedade penais. Do mesmo modo, algumas particularidades se levantam, nomeadamente o princípio/valor da dignidade da pessoa humana enquanto bem jurídico-penal, a classificação como crime de perigo abstrato, a interpretação constitucional restritiva, entre outras. Assim, atendendo a estes precípuos problemas, a presente investigação foi também acompanhada por alguns estudos empíricos, de modo a conciliar a argumentação jurídica com a realidade social, ínsita no fenómeno da prostituição. Contudo, sem os reportar como fundamento para legitimar o discurso jurídico, perante uma sociedade democrática, plural e mutável. A parte final, tem por desiderato alvitrar uma resposta a esta querela. Neste sentido, reconhece-se o caminho árduo a percorrer, bem como a necessidade de encarar o fenómeno numa perspetiva multidisciplinar. Após sopesarmos a análise de toda a base argumentativa, concluímos pela inconstitucionalidade e descriminalização do crime de lenocínio simples.
- Desenvolvimento de um questionário de literacia em saúde mental para cuidadores formais de pessoas idosas : secção pessoa idosaPublication . Albano, Vanuza Sirino; Campos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira de; Dias, Pedro Miguel Brito da SilvaO presente estudo teve como objetivo principal desenvolver a versão preliminar dos itens de um novo questionário de literacia em saúde mental (LSM) de cuidadores formais de idosos, considerando as necessidades de saúde mental dos idosos cuidados. O processo para a realização deste estudo foi constituído por três fases. Iniciou com a revisão da literatura centrada nos contributos teóricos e empíricos relativos às temáticas LSM e problemas de saúde mental prevalentes nos idosos, bem como sobre questionários que avaliam a LSM e construtos próximos. Posteriormente, a segunda fase consistiu na geração de itens, considerando simultaneamente as dimensões da LSM – “conhecimentos de problemas de saúde mental”, “competências de primeira ajuda” e “estratégias de autoajuda” – e os problemas de saúde mental com maior prevalência em idosos – depressão, ansiedade e demência. Nesta fase, foram realizadas reuniões de brainstorming entre os elementos da equipa de investigação e reuniões com duas especialistas em psicometria. Por último, na terceira fase, foi realizada uma reflexão falada dos itens com a participação de cinco cuidadores formais de idosos, permitindo a análise, reformulação e eliminação de itens. No final deste estudo, resultaram 84 itens que integrarão a versão experimental do LSMq CFI – secção pessoa idosa. Estudos futuros deverão focar-se no estudo das propriedades psicométricas do questionário cujos itens foram desenvolvidos no âmbito desta dissertação.
- Qualidade e segurança nos cuidados de enfermagem : um percursoPublication . Teixeira, Filipa Vanessa Moreira; Oliveira, Irene Maria SilvaO presente relatório incide sobre o percurso realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciência da Saúde-Porto da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e as atividades desenvolvidas com vista à aquisição de competências. A segurança e a qualidade dos cuidados de saúde serviram como fio condutor para a realização das atividades desenvolvidas durante os dois contextos de estágios: Serviço de Medicina Intensiva Polivalente e Serviço de Urgência de novembro de 2020 a fevereiro de 2021. Ao longo do relatório foi usada uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases de dados, publicações periódicas e a trabalhos de investigação. Com a alteração da alocação da unidade de cuidados intensivos polivalente, devido ao contexto de pandemia por COVID-19, e a adaptação dos recursos humanos, tendo como pano de fundo a segurança de cuidados, tornou-se pertinente a pesquisa de evidência científica sobre a escala Nursing Activites Score, a escala Behavioral Pain Scale, tendo sido dados contributos através de formação em serviço. Neste Contexto foi elaborado um póster relativo à temática da Pneumonia Associada à Intubação, dado que é uma infeção grave adquirida no serviço de medicina intensiva em doentes submetidos a intubação e ventilação mecânica por mais de 48 horas, mas que é passível de prevenção com o cumprimento de medidas simples (bundle), constituindo um grande desafio à prática de enfermagem. No estágio no serviço de urgência foi possível desenvolver várias competências de enfermagem especializada no atendimento da pessoa em situação de urgência e emergência. Destaco a identificação de oportunidade de melhoria no âmbito da comunicação, que levou à elaboração de uma norma interna com o tema “Comunicação eficaz em enfermagem na transição de cuidados – Utilização da técnica ISBAR no Serviço de Urgência”. A evidência científica demonstra que uma comunicação eficaz entre os profissionais de saúde permite diminuir as situações de redundância, gerir tempo dos cuidados, aumentar a segurança do doente e a satisfação dos próprios profissionais. As pesquisas de literatura realizadas, as atividades e reflexões desenvolvidas, os cuidados executados e as experiências vividas contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal, promovendo a aquisição de competências específicas do Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O percurso realizado em tempos de pandemia exigiu muita dedicação e empenho, fortalecendo a determinação na minha prática diária de manter a promoção da qualidade e segurança constantes dos cuidados baseados na evidência no âmbito das competências de mestre em enfermagem.
- Insights into the study of saxophonists' body language: capturing and analyzing expressive performative movementPublication . Moura, Nádia; Fonseca, Pedro; Vilas-Boas, João Paulo; Serra, SofiaBody movement constitutes an essential part of music performance. Although physical consciousness in instrumental learning is highly approached from technical and injury-preventive perspectives, research conducted over the past two decades has evidenced musician’s ability to connect and express themselves through their moving bodies. Gestural elements may facilitate structural and expressive intentions (e.g., singers bend forward to execute loud passages), establish communication with the audience and co-performers (e.g., flutists and clarinettists nod rhythmically for coordination purposes) and illustrate musical characters and atmospheres (large, exposed gestures in opposition to contained, introverted ones) (Bishop & Goebl, 2018; Davidson, 2001, 2012). The fact that biomechanical features of musical instruments restrict performer’s ability to move freely leads to the development of specific motion cues per instrument type, which brings us to the main questions of this research. How do saxophonists move while performing? What gestures are the core of the sax player’s body language, and what inherent intentions do they carry? Are we able to augment meaningful performances by matching our body talk with the impeccable musical result we practice for countless hours? In this paper we present the early stage of an on-going PhD research, involving multimodal data collection and processing of saxophone performances. A hybrid presentation is intended, coarticulating theoretical discussion with video extracts of motion capture sessions demonstrating several procedures of data gathering in the studio. Eleven saxophone players were invited to play five excerpts of standard saxophone repertoire (including works by Creston, Debussy, Ibert and Glazounov) in two different modes: immobile and projected expressiveness. Each individual session combined audio and video recording with motion capture from an optical-passive system comprising ten infrared cameras, which allows for precise movement tracking and mapping into computational 3D models. These models translate into uncharacterized animations evidencing performer’s movements only (no visual appearance attached), from which parameters such as trajectory or amplitude may be analysed. An integrated analysis of synchronized motion and audio data will be posteriorly conducted to compare interpretations of each excerpt in the two performative modalities and understand how bodily movements relate to musical parameters. We expect this research to build new insights concerning the development of an expressive gesture vocabulary for saxophone performance and pedagogy.
- Fatores determinantes de moralidade fiscal : análise empírica : Portugal e EuropaPublication . Antunes, Ana Carolina Gomes; Correia, Maria Luísa C. F. Leite Castro Anacoreta; Silva, António Pedro de Pinho de Brito DuarteA eficiência das políticas fiscais encontra-se no topo das agendas políticas e académicas de diversos países. Os modelos tradicionais de evasão e cumprimento fiscal não se revelam capazes de explicar a ampla diversidade de comportamentos dos contribuintes perante o pagamento de impostos. Neste contexto, enfatiza-se a necessidade do estudo da moralidade fiscal entendida como a motivação intrínseca subjacente ao cumprimento das obrigações fiscais. A presente dissertação recorre aos dados do European Values Study (5th wave) com o principal objetivo de estimar os níveis de moralidade fiscal e investigar sobre os fatores que influenciam e justificam os níveis apresentados pelos cidadãos portugueses e europeus. Um melhor entendimento dos fatores determinantes de moralidade fiscal pode auxiliar os governos e autoridades fiscais na definição de políticas e ações de combate ao incumprimento fiscal mais eficazes e adequadas às caraterísticas da população, incrementando o cumprimento fiscal voluntário dos cidadãos. Através da aplicação de modelos de regressão probit para dados ordinais, os resultados obtidos indicam que os níveis de moralidade no Norte da Europa são superiores aos do Sul da Europa. Por sua vez, em comparação com os restantes cidadãos europeus, os portugueses tendem a apresentar uma menor motivação para o cumprimento das obrigações fiscais. Os resultados sugerem ainda que a satisfação individual e a confiança no sistema judicial e nas instituições públicas influenciam de forma positiva e significativa o nível de moralidade fiscal da generalidade dos europeus. Contudo, o impacto dos restantes determinantes não se revela uniforme e transversal entre os grupos populacionais referenciados nesta investigação.
- Melhoria de processos de compra : caso Sogrape VinhosPublication . Rego, Bárbara Rocha; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaHoje em dia é notória a competitividade existente no mundo empresarial. Cada vez mais as organizações investem na inovação, investigação, desenvolvimento e melhoria dos seus processos. Uma das áreas que mais tem crescido nos últimos anos é a área das Compras. É também relevante referir a melhoria dos processos de compras, como sendo um motor de desenvolvimento da área, de modo a que estes se tornem cada vez mais ágeis, e para que haja um foco cada vez maior nas atividades que realmente criam valor. Assim sendo, pretende-se dar resposta à seguinte questão de investigação: “Como otimizar os Processos de Compras no setor vitivinícola?”. A Sogrape Vinhos carateriza-se como uma empresa líder no setor, tendo um enorme foco no seu crescimento, e, como um grande objetivo o alargamento da área de Compras. A presente dissertação visa a análise, mapeamento e melhoria de processos relacionados com esta área. De forma a responder à questão de investigação, a investigadora começou por fazer uma análise da literatura existente, posteriormente, foi feita uma análise dos processos utilizados pelas Compras na organização, neste caso foram analisados: um processo de compra geral, e dois processos de compra mais específicos. Depois disto foram identificadas falhas nos procedimentos usados e possíveis causas-raiz. Numa segunda fase foram desenvolvidos os novos processos de compra, com implementação de algumas melhorias. Das melhorias implementadas destaca-se a criação de instruções de trabalho para alguns dos processos de compra apresentados. Como resposta à questão de investigação, foram elaboradas um conjunto de propostas de melhoria a ser desenvolvidas e implementadas, chegando-se à conclusão de que a monitorização, digitalização, promoção de boas práticas e o uso de instruções de trabalho são ponto-chave na melhoria dos processos de compra.
- Processo de fusões e aquisições : da teoria à práticaPublication . Ferreira, Bernardo Mouro Fernandes de Matos; Pacheco, Luis Pedro KrugAs empresas movidas pela procura do melhor desempenho necessitam de formular uma estratégia de negócios que possibilitem alcançar os seus objetivos estratégicos. Uma das alternativas para executar essas estratégias pode passar por um processo de fusão ou aquisição (M&A). Para a formulação de um processo tão complexo como este, vários autores expressam diversas opiniões em relação às devidas etapas que devem ser levadas em consideração. Neste contexto, o objetivo desta dissertação passa por comparar a teoria coma prática no que respeita às fases que devem ser supostamente consideradas durante todo o processo de M&A. Para tal, foi elaborada uma revisão de literatura, permitindo ter uma perspetiva geral dos conceitos de M&A e do seu enquadramento histórico, incluindo alguma aplicação a Portugal, e também perceber algumas das teorias para descrever cada uma das etapas do processo. Posteriormente, de forma a responder à questão de investigação, recorreu-se a uma entrevista com uma pessoa com vasta experiência na área, envolvida em múltiplos processos já realizados pela Clearwater International, permitindo assim comparar os passos efetuados em cada uma das etapas descritas por DePamphilis (2011). Os resultados obtidos demonstram que a prática não está muito distante da teoria apresentada relativamente a cada uma das etapas descritas ao longo do processo de M&A, mas que de certa forma em Portugal ainda não temos a devida literacia relativamente a este tipo de processos, o que pode fazer com que a execução da estratégia baseada em operações de M&A possa não ser a mais eficiente.