Repository logo
 
Publication

A web 2.0 nas bibliotecas escolares profissionais

datacite.subject.fosCiências Sociais
dc.contributor.advisorAndrade, António Manuel Valente de
dc.contributor.authorSantos, Maria do Rosário de Afonseca Ribeiro dos
dc.date.accessioned2014-02-21T09:50:51Z
dc.date.available2014-02-21T09:50:51Z
dc.date.issued2013-04-22
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractNa sociedade atual, a informação constitui-se como elemento chave da vida económica, social, cultural e política e o seu acesso condiciona o percurso individual e coletivo dos cidadãos. A informação tornou-se um instrumento indispensável aos indivíduos, que se querem ativos, participantes, críticos e úteis nesta sociedade, cada vez mais exigente e competitiva. Este crescente reconhecimento da importância da informação no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades e as novas possibilidades que o advento da Web 2.0 trouxe exigem transformações profundas ao nível da educação a que as bibliotecas escolares não podem ficar alheadas. Partindo destas premissas, o presente estudo de caso exploratório na Escola Profissional de Tecnologia e Gestão de Barcelos, da área de influência da DREN – Direção Regional de Educação do Norte, teve como objetivos conhecer a aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 no contexto educacional, averiguar em que medida a sua utilização pode influenciar o ensino aprendizagem, averiguar acerca das potencialidades e constrangimentos das ferramentas da Web 2.0 enquanto estratégias de comunicação a utilizar pelas bibliotecas escolares. Neste estudo onde participavam 290 estudantes e 66 professores destaca-se como principal conclusão o desconhecimento do conceito sistémico da Web 2.0 e das suas potencialidades na adequação educativa. Apesar desse desconhecimento verifica-se que os estudantes revelam grande interesse pelas ferramentas em exploração isolada e em contexto comunicacional e de entretenimento.por
dc.description.abstractIn nowadays society, information is established as a key element of economical, social, cultural and political life and its access conditions the individual and collective course of citizens. Information has become an essential tool to individuals who are sup-posed to be active, participant, critical and useful in this increasingly demanding and competitive society. This growing recognition of information importance in the individual and societies’ development and the new possibilities that the Web 2.0’s arrival brought, demand new profound transformations at education level from what school libraries should not be alienated. Having in account these premises, this work aimed to know the Web 2.0 tools’ applicability in the educational context to find out in what way its use can influence the school libraries mission accomplishment and to evaluate the implementation level of this type of professionals schools in the region of North. From the obtained results, we have pointed out the unawareness of Web 2.0 concept. Despite of that, students have enjoyed their potentialities, showing great interest in Web 2.0 tools, and particularly in communication tools.por
dc.identifier.tid201678721
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13691
dc.language.isoporpor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectBiblioteca 2.0por
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectFerramentas 2.0por
dc.subjectInteligência coletivapor
dc.subjectSchool librarypor
dc.subjectLibrary 2.0por
dc.subjectWeb 2.0 toolspor
dc.subjectCollaborative intelligencepor
dc.titleA web 2.0 nas bibliotecas escolares profissionaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Informação e da Documentação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201678721.pdf
Size:
2.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: