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Relatório de estágio no Ground Control Studios

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Abstract(s)

O presente relatório tem como objetivo a descrição das atividades realizadas no âmbito do programa de estágios integrado no plano de formação do 2º ciclo de estudos do curso de Som e Imagem, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa, especialização Animação por Computador (ano letivo 2020-2021). O estágio foi realizado durante 24 semanas no Ground Control Studios empresa tecnológica na área do desenvolvimento de videojogos e business to business. Através da integração no workflow de um dos projetos em desenvolvimento na entidade acolhedora, este estágio teve como objetivos ampliar compreensão da profissão de modelador 3D e das condições de trabalho articulando conhecimentos de modelação adquiridos, e desenvolver competências e atitudes profissionais adequadas ao desenvolvimento profissional de qualidade. As atividades de estágio desenvolveram-se na fase de produção do workflow de criação de modelos para o jogo X, especificamente, na modelação, texturização e em weight painting. Durante o estágio foram criados cerca de 30 modelos 3D. Este relatório está organizado em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita a introdução á experiência de estágio, no segundo capítulo, uma apresentação da área de trabalho, da entidade acolhedora, assim como das motivações e objetivos do estágio e respetivo cronograma; no terceiro capítulo, é feita uma sustentação teórica das atividades desenvolvidas; no quarto capítulo, a apresentação dos recursos de software utilizados e uma descrição detalhada do workflow dos modelos criados; finalmente, no capítulo cinco, apresento as considerações finais sobre o trabalho realizado e a experiência de estágio. O estágio proporcionou uma base e ponto de referência para pensar as áreas de trabalho que a modelação 3D envolve. A natureza iterativa da criação de modelos 3D para animação, possibilitou ao desenvolvimento de competências profissionais e sociais através da ampliação dos conhecimentos necessários para expressar questões e na procura de soluções para problemas.
This report aims to describe the activities carried out under the academic internship integrated in the 2nd cycle program studies of the Sound and Image course, at School of Arts, Universidade Católica Portuguesa, specialization in Computer Animation (2020-2021 academic year). The internship was held for 24 weeks at Ground Control Studios, a technology company in video game development and business to business. Through the integration in the workflow of one of the projects under development in the welcoming entity, the internship had two general objectives, to broaden the understanding of the profession of 3D modeler, articulating acquired knowledge and to develop skills and professional attitudes suitable for a quality professional development. This report is organized into five chapters: the first chapter introduces the internship experience, the second one, presents the work area, the welcoming entity, as well as the motivations and objectives of the internship and respective schedule; in the third chapter, a theoretical support of the developed activities is made; and in the fourth chapter, the presentation of the software resources used is made and a detailed description of the workflow of the models created; finally, in chapter five, I present the final considerations about the work carried out and the internship experience. The internship provided a basis and reference point for thinking the areas of work that 3D modeling involves. The iterative nature of creating 3D models for animation has enabled the development of professional and social skills through broadening the knowledge needed to express questions and find solutions to problems.

Description

Keywords

Modelação 3D Workflow Texturização Weight painting 3D modeling Texturing

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