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- Política no daytime televisivo : humanização dos políticos no programa da CristinaPublication . Lopes, Ana Rita Simões; Figueiras, Rita Maria Brás PedroO Programa da Cristina apresentou-se, no cenário português, como um espaço único de fusão entre entretenimento do daytime e o campo da política. Através do apelo ao pathos, o programa funcionou como um novo palco mediático para os atores políticos investirem em diferentes dimensões centradas na humanização do caráter. A componente teórica do trabalho centra-se na análise das três dimensões que compõem a presença dos políticos nos programas de entretenimento: (1) o ângulo da política, (2) o ângulo dos media e (3) o ângulo do público. Dessa forma, analisamos, em primeiro lugar, o progressivo investimento dos políticos na humanização da comunicação pública; em segundo lugar, estudamos as lógicas inerentes ao ângulo dos media e o papel preponderante assumido pelos apresentadores dos programas de entretenimento televisivo; em terceiro lugar, estudamos a forma como a presença política no entretenimento é percecionada pelo público. A presente investigação sustenta-se numa metodologia mista, alicerçada na análise de todos as emissões nas quais houve presença política no programa, com o objetivo de perceber de que modo os atores políticos encenaram a sua visibilidade no Programa da Cristina. Os principais resultados da análise demonstram que o programa de daytime serviu, do ponto de vista dos atores políticos, como um veículo para demonstrarem diferentes facetas e dimensões que superam os valores rígidos, frios e distantes associados à política.
- Estágio curricular em Motion Design e 3DPublication . Silva, João Pedro Peixoto Bernardo da; Gomes, Sahra Ursula KunzEste estágio curricular, inserido na área de animação e produção de conteúdos multimédia, visa não só promover o aprofundamento de competências adquiridas durante o mestrado em Som e Imagem, na especialidade de Animação por Computador, como também a aquisição de novos conhecimentos técnicos e criativos. A integração num ambiente e numa equipa de trabalho amplamente criativa em diversas áreas multimédia, com projetos em várias frentes de mercado, têm como consequência a realização de projetos ambiciosos e inovadores, os quais serão detalhadamente descritos a nível criativo e técnico, no decorrer deste relatório. Tendo em conta as circunstâncias pandémicas vividas atualmente, e as dificuldades que estas acarretam para toda a economia circular e o mercado de trabalho, é importante ser-se capaz de dar uma resposta muito clara aos desafios, através do uso da imaginação e criatividade, de forma a superá-los, tendo como objetivo não só a transformação da arte no seu geral, como o sucesso dos que nos confiam a sua marca e imagem.
- TIME, to move forward? Comment on “a universal outcome measure for headache treatments, care-delivery systems and economic analysis”Publication . Gil-Gouveia, RaquelThe paper from Steiner et al. suggests that an outcome measure expressed in time units may be an adequate method to assess the impact of headache disorders, regardless of diagnosis or health care setting, proving useful for cost-benefit analysis and health policy definition. Using time lost to each attack – weighted by disability – may prove to be a reliable measure to establish the effectiveness of acute treatment, but if considering also the attack frequency it could evaluate the effects of preventive strategies. A measure such as the Headache Gauge, which translates the proportion of time lost to headache -related disability, has proven to be applicable also in routine clinical practice as well, and can be tested in clinical trials and populational analysis. There are practical limitations, such as disability assessment and the need for prospective data collection to avoid recall bias but it seems consensual that impairment related to primary headache disorders is primarily driven by the TIME stolen from the perfect health status.
- Relatório de estágio no Ground Control StudiosPublication . Melo, Henrique Palmeiro Brandão Cruz de; Gomes, Sahra Ursula Kunz; Megre, Ricardo Sá CarneiroO presente relatório tem como objetivo a descrição das atividades realizadas no âmbito do programa de estágios integrado no plano de formação do 2º ciclo de estudos do curso de Som e Imagem, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa, especialização Animação por Computador (ano letivo 2020-2021). O estágio foi realizado durante 24 semanas no Ground Control Studios empresa tecnológica na área do desenvolvimento de videojogos e business to business. Através da integração no workflow de um dos projetos em desenvolvimento na entidade acolhedora, este estágio teve como objetivos ampliar compreensão da profissão de modelador 3D e das condições de trabalho articulando conhecimentos de modelação adquiridos, e desenvolver competências e atitudes profissionais adequadas ao desenvolvimento profissional de qualidade. As atividades de estágio desenvolveram-se na fase de produção do workflow de criação de modelos para o jogo X, especificamente, na modelação, texturização e em weight painting. Durante o estágio foram criados cerca de 30 modelos 3D. Este relatório está organizado em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita a introdução á experiência de estágio, no segundo capítulo, uma apresentação da área de trabalho, da entidade acolhedora, assim como das motivações e objetivos do estágio e respetivo cronograma; no terceiro capítulo, é feita uma sustentação teórica das atividades desenvolvidas; no quarto capítulo, a apresentação dos recursos de software utilizados e uma descrição detalhada do workflow dos modelos criados; finalmente, no capítulo cinco, apresento as considerações finais sobre o trabalho realizado e a experiência de estágio. O estágio proporcionou uma base e ponto de referência para pensar as áreas de trabalho que a modelação 3D envolve. A natureza iterativa da criação de modelos 3D para animação, possibilitou ao desenvolvimento de competências profissionais e sociais através da ampliação dos conhecimentos necessários para expressar questões e na procura de soluções para problemas.
- Os contos da cidade sem nomePublication . Azevedo, Maria Eduarda da Mata; Gomes, Sahra Ursula Kunz; Ribeiro, Jorge Manuel Braga Nogueira MarquesEste trabalho, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto Final, da conclusão de Mestrado em Som e Imagem na especialização de Animação por Computador, tem como finalidade a elaboração de um documento onde apresentará e será clarificado o processo da produção de uma Bible intitulada “Os Contos da Cidade sem Nome”. Este documento terá todos os conteúdos que levaram a realização deste projeto dividido por vários tópicos. Como introdução terá a descrição do projeto mais pessoal e pormenores como a sua descrição, sinopse e logline. Também será incluído a descrição aprofundada das referências utilizadas, da produção do projeto e da sua metodologia. Mesmo que a bible seja classificado mais tipicamente dentro do processo de pré-produção, será dividido nas três típicas fases, para que haja uma melhor compreensão do trabalho desenvolvido. Por último haverá uma reflexão sobre o trabalho e dos seus resultados. Em conclusão, este documento apresentará todo o registo do trabalho desenvolvido ao longo do ano 2021, no domínio da UC de Projeto Final descrevendo todas as fases técnicas e a emoção de criar um projeto diferente e igualmente rigoroso.
- Estudo exploratório sobre a relação entre o consumo continuado da kombucha e o funcionamento cognitivo e afetivoPublication . Fraga, Jéssica Grachten; Silva, Clédna Patrícia de OliveiraO presente estudo tem como objetivo explorar o impacto do consumo continuado da bebida probiótica conhecida como Kombucha a nível do funcionamento cognitivo e afetivo. Os efeitos benéficos para a saúde associados ao consumo da Kombucha tem criado um vasto interesse, em particular no que diz respeito à saúde mental. Este estudo foi desenvolvido com a participação de uma população universitária saudável, englobando 52 participantes, com faixa etária entre 18 e 25 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos, um Grupo Experimental que consumiu Kombucha por 30 dias e um grupo controlo que consumiu um placebo. Os participantes foram testados em quatro momentos diferentes, incluindo antes do consumo, duas vezes durante o consumo, e uma avaliação de follow-up. Os resultados demonstram que apesar dos participantes relatarem maior bem-estar físico e psicológico no grupo experimental do que no grupo controlo, as medidas neurofisiológicas e comportamentais utilizadas neste estudo não conseguiram capturar diferenças robustas entre os dois grupos. Sendo atualmente a área da microbiota intestinal e do sistema nervoso entérico (domínios potencialmente modulados pelo consumo de produtos probióticos) áreas de forte investimento científico, é fundamental que seja feita uma aposta em relação a estudos futuros em abordagens longitudinais de longa duração, com amostras maiores e mais monitorizadas durante o consumo, assim como a utilização de outras métricas que possam mais facilmente detetar potenciais diferenças, o próximo passo a ser dado.
- Práticas de avaliação emergentes ao serviço das aprendizagensPublication . Alves, José Matias