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Impacto da pandemia COVID-19 na estratégia de negócio e operações das PMEs em Portugal e Brasil

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Este trabalho trata-se de um estudo crítico sobre os impactos da pandemia da COVID-19 para as definições de estratégias de negócio e de operações em pequenas e médias empresas (PME´s) de Portugal e do Brasil. Os principais objetivos são de compreender como são realizadas as atividades voltadas para a definição de estratégia de negócio e estratégia de operações, junto a compreensão de que forma a pandemia alterou estes processos e quais foram as motivações das empresas com suas mudanças. Serão comparadas as realidades das empresas em cada um dos países em busca de diferenças e semelhanças. Ainda, serão investigadas quais as alterações que demonstraram melhores impactos para as empresas entrevistadas. Os objetivos do estudo foram atingidos através de pesquisa realizada com o método qualitativo de investigação. Através de uma entrevista semiestruturada, foi possível realizar análise do dados e discussão dos resultados. Com a análise dos dados obtidos, os resultados evidenciaram que todas as empresas entrevistadas entendem como essencial a elaboração de estratégia de negócio e de operações para a busca de resultados positivos para suas empresas. Durante a pandemia, as empresas tiveram de alterar de alguma forma as definições de suas estratégias de negócio e de operações. Foi possível identificar que a pandemia da COVID-19 foi (e ainda é) um grande desafio para as empresas entrevistadas, que tiveram de elaborar diferentes estratégias para lidar com o impacto no volume de negócio. Como ponto principal abordado pelos entrevistados com relação as alterações estratégicas de suas empresas, foi possível identificar a busca por inovações que auxiliam o processo de venda para seus clientes.
This work is a critical study on the impacts of the COVID-19 pandemic on the definition of business and operations strategies in small and medium enterprises (SMEs) in Portugal and Brazil. The main objectives are to understand how activities aimed at defining business strategy and operations strategy are carried out, together with understanding how the pandemic changed these processes and what were the motivations of companies with its changes. The realities of companies in each country will be compared in search of differences and similarities. Still, it will be investigated which changes showed the best impacts for the interviewed companies. The objectives of the study were achieved through research carried out with the qualitative method of investigation. Through a semi-structured interview, it was possible to perform data analysis and discussion of results. With the analysis of the data obtained, the results showed that all the companies interviewed understand that the elaboration of business and operations strategy is essential to reach positive results for their companies. During the pandemic, companies had to somehow change the definitions of their business and operations strategies. It was possible to identify that the COVID-19 pandemic was (and still being) a major challenge for the companies interviewed, which had to develop different strategies to deal with the impact on revenue. As the main point addressed by respondents regarding the strategic changes of their companies, it was possible to identify the search for innovations that help the sales process for their customers.

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Estratégia de negócio Estratégia de operações COVID-19 Pandemia Portugal Brasil Business strategy Operations strategy Pandemic Brazil

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