Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Produção de conteúdos multiplataforma : o projeto Quo Vadis do Turismo do Patriarcado de Lisboa

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de estágio é uma reflexão sobre o atual ecossistema comunicacional que, através dos conceitos de convergência e multimédia na forma como os conteúdos são produzidos e transmitidos, através de vários meios, criaram projetos multiplataformas nas Ciências da Comunicação. Partindo do princípio de que a Web é a plataforma dominante, vários meios de comunicação, com especial enfoque nos jornais tradicionais, adaptaram-se para transmitir conteúdos através de websites, convergindo com outras plataformas digitais e físicas tradicionais passando a servir de exemplo para outras áreas. Neste estudo apresenta-se o projeto QuoVadis Lisboa, e analisa-se, através de um guia em papel, desdobrável, monofolha e website, a implementação de 9 igrejas que foram divulgadas nas plataformas deste projeto e de como foi implementada esta estratégia de comunicação. O objetivo é compreender se eficientemente se transmitiram os conteúdos aproveitando as características de cada meio. Concluindo-se que é um projeto pioneiro que tem como inspiração outros casos de projetos multiplataforma nos media tradicionais, principalmente nos media impressos, mas com pontos a melhorar, este projeto é um ponto de partida para abordagem da temática de produção de conteúdos e manifestação em diferentes meios noutras áreas, como o turismo religioso.
This report focuses on the topic of the current communications ecosystem which, through concepts such as convergence and multimedia on how contents are created and transmitted, through various mediums, have created cross-platform projects within the Communications Studies. Starting from the perspective that the Web still is the dominant platform, various communication mediums, especially traditional newspapers, have adapted to transmit their contents through websites, converging with other digital and physical traditional platforms making them a paradigm to other fields of study. In this report the project Quo Vadis Lisboa is presented and analyzed, through how this communication strategy was implemented through the publish of the information regarding 9 churches on the platforms of the project, a guidebook, leaflet, a flyer and a website. The purpose is to understand if the transmission of the contents was efficient taking advantage of the characteristics of each medium. It is concluded that while it is a pioneer project that is inspired by other cross-platform projects in traditional media, mainly in print media, with areas of improvement, this project is a starting point to the topic of content creation and display through different mediums in other subjects such as religious tourism.

Description

Keywords

Turismo religioso Patriarcado de Lisboa Projeto Quo Vadis Lisboa Multiplataforma Produção de conteúdos Convergência Multimédia Media Religious tourism Patriarchate of Lisbon Project Quo Vadis Lisboa Cross-platform Content production Convergence Multimedia Media

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue