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Google e Meta vs. Comissão Europeia : análise do acordo Jedi Blue

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A era digital impactou profundamente diversos aspetos sociais, colocando a tecnologia no centro da sociedade. A inovação passou a ser a palavra de ordem, tanto pela regularidade, como pela rapidez com que ocorre. A janela temporal de lançamento de novas legislações não tem conseguido acompanhar esta velocidade, sendo constantes os casos de violação das regras da concorrência por parte das gigantes tecnológica. Em março de 2022, a Comissão Europeia iniciou uma investigação que recaía sobre o acordo Jedi Blue, pela suspeita que este concedia privilégios à Meta nos serviços de publicidade online da Google, em troca de exclusividade. Apenas oito meses depois, a decisão foi de fechar o caso, sem qualquer punição para qualquer uma das empresas. É possível que, ainda que tenham tido lugar as infrações, a falta de longevidade das posições dominantes nos respetivos mercados, possa ter permitido que os consumidores usufruíssem dos benefícios provenientes desta parceria. O acordo Jedi Blue poderá eventualmente vir a ser prejudicial no longo prazo: cabe à Comissão Europeia manter-se alerta, caso isto se verifique. Os resultados das ações judiciais de casos como este podem alterar profundamente o funcionamento dos mercados digitais. A solução não será limitar o poder de mercado das plataformas, pois tal poderá diminuir o bem-estar dos consumidores, mas sim prestar especial atenção ao comportamento dessas empresas nas respetivas atividades.
The digital era profoundly impacted on various social aspects, placing technology at the centre of the society. Innovation becomes the watchword, both by regularity and by the speed with which it occurs. The time window for launching new legislations does not follow this speed and, therefore, there are constant cases of investigation of competition rules’ breaching by the technological giants. In March 2022, the European Commission began an investigation of the Jedi Blue’s agreement, due to the suspicion that it granted Meta privileges in Google's online advertising services, in exchange for exclusivity. Only eight months later, the decision was to close this case, without any punishment for either company. It seems that, even if the infringements took place, the lack of longevity of the dominant positions in the digital markets has allowed consumers to enjoy the benefits from this partnership. Still, the Jedi Blue’s agreement may potentially prove to be harmful in the long-term: it is up to the European Commission to remain vigilant should this occur. The outcomes of legal actions in cases like this one may profoundly change the functioning of digital markets, notably in the face of abuse of dominant positions. The solution will not be to limit the market power of platforms, as this may diminish consumer welfare, but to pay particular attention to the behaviour of these companies in their respective activities.

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Mercados digitais Google Meta Abuso de posição dominante Digital markets Antitrust Abuse of dominant position

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