Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Marketing digital para aquisição de clientes e criação de notoriedade da marca

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A importância do marketing digital cresceu de forma significativa nos últimos anos tendo-se tornado uma das principais ferramentas usadas pelas empresas. As plataformas de suporte a alojamento local viram no crescimento da internet uma oportunidade para fazer expandir o seu negócio e alcançar mais facilmente os seus clientes. Os social networking sites (SNS) foram considerados as ferramentas digitais mais adequadas para interagir com os clientes e criar relações com os mesmos. O alojamento local tem crescido bastante nos últimos anos, e os proprietários sentem uma necessidade crescente de suporte para os seus negócios. Para um maior alcance dos clientes das plataformas de alojamento local são utilizadas os SNS. Estas dão a conhecer aos proprietários o conhecimento que possuem sobre a indústria. Por outro lado, estas novas alternativas de comunicação facilitam o processo de aquisição de clientes e de transmissão de conhecimento. De facto, o Social media marketing é muito útil nesta indústria, uma vez que oferece alternativas eficientes e eficazes de comunicação de conteúdo. Para este estudo foi usada uma metodologia de estudo caso, tendo sido analisadas quatro plataformas de suporte a alojamento local- Hostogether, Hostaway, Rentivo e Lodgify. Analisamos toda a comunicação destas quatro plataformas no Facebook, Twitter e nos blogs oficiais, durante um mês, para entendermos como é feita a comunicação e qual o conteúdo mais atrativo para os seguidores. Através da análise efetuada, foi possível concluir que é necessário um investimento contínuo e consistente nos SNS por parte das plataformas, que, quando bem estruturada a comunicação dos SNS, influencia positivamente a aquisição de clientes e notoriedade da marca.
Digital marketing has significantly grown in recent years and changed the communication landscape. Digital marketing has become critical for brand communication. Local accommodation support platforms saw the growth of the Internet as an opportunity to expand their business and reach their customers more easily. The use of social networking sites (SNS) is considered essential for interacting with customer and creating closer customer relationships. Local accommodation has significantly grown in recent years, and hence many property owners felt the need for support to their business activities. SNS are used to reach potential customers of local accommodation platforms. Through SNS, the platforms can show their knowledge about the industry. Moreover, these new communication alternatives have facilitated the process of customer acquisition and knowledge transmission. Indeed, Social media marketing is very in this industry as it offers efficient and effective alternatives for communicating content. For this study, we used a case study methodology, and analyzed four support platforms for local accommodation, namely: Hostogether, Hostaway, Rentivo and Lodgify. We analyzed the communication of these four platforms in Facebook, Twitter and through their official blogs during a month, in order to understand how they communicate in SNS and what content is most attractive to their followers. Through the analysis, it was possible to conclude that platforms need to continuously and consistently invest in SNS, and when that, well structured, SNS communication can positively influence the acquisition of customers and brand awareness.

Description

Keywords

Social media marketing Website Social networking sites Local accommodation Communication Content analysis

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue