Publication
Masc : o corpo masculino e a masculinidade na fotografia gay
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Crespo, Nuno Alexandre Coimbra | |
dc.contributor.author | Pinho, Miguel Rocha de | |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T17:42:14Z | |
dc.date.available | 2023-04-19T17:42:14Z | |
dc.date.issued | 2022-09-14 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação é uma base teórica que suporta e alicerça a série fotográfica MASC. O tema desta dissertação e da série é a representação da masculinidade e do corpo masculino dentro da comunidade homossexual. Para a investigar, estudam-se os conceitos de masculinidade e homossexualidade, como têm evoluído ao longo da história e como a sua solidez na sociedade tem exigido dos homens gay a conformação a certos parâmetros rígidos, que resulta numa espécie de mentalidade opressiva que toma o homem gay como opressor e oprimido, causada por uma ansiedade resultante da não conformidade de género que vem desde a infância. Explora-se o trabalho de fotógrafos homossexuais que também abordaram estas temáticas, como Robert Mapplethorpe, Peter Hujar e Paul Mpagi Sepuya. Finalmente, apresenta-se a série fotográfica MASC e compara-se com os artistas anteriormente falados, procurando questionar o que é performativo na masculinidade do homem gay e pôr em causa essa exigência de identificação e conformação a que o homem gay é sujeito. | pt_PT |
dc.description.abstract | This dissertation is a theoretical basis that supports the photographic series MASC. The theme of this dissertation and the series is the representation of masculinity and the male body within the homosexual community. In order to investigate it, the concepts of masculinity and homosexuality are studied, how they have evolved throughout history and how their solidity in society has demanded that gay men conform to certain rigid parameters, which results in a kind of oppressive mentality that takes gay man as oppressor and oppressed, caused by an anxiety resulting from gender non-conformity that comes from childhood. It explores the work of homosexual photographers who have also addressed these themes, such as Robert Mapplethorpe, Peter Hujar and Paul Mpagi Sepuya. Finally, the photographic series MASC is presented and compared with the previously mentioned artists, seeking to question what is performative in the masculinity of the gay man and to question this demand for identification and conformation to which the gay man is subject. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203223772 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/40905 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Fotografia | pt_PT |
dc.subject | Homossexualidade | pt_PT |
dc.subject | Masculinidade | pt_PT |
dc.subject | Arte queer | pt_PT |
dc.subject | Questões de género. | pt_PT |
dc.subject | Photography | pt_PT |
dc.subject | Homosexuality | pt_PT |
dc.subject | Masculinity | pt_PT |
dc.subject | Queer art | pt_PT |
dc.subject | Gender issues | pt_PT |
dc.title | Masc : o corpo masculino e a masculinidade na fotografia gay | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Fotografia | pt_PT |