Repository logo
 
Publication

Construir fraternidade : um itinerário para ser feliz : contributo para a 4.ª unidade letiva do 5.º ano de escolaridade do programa de Educação Moral Religiosa Católica

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorVaranda, Maria Isabel Pereira
dc.contributor.authorDomingues, José António Lourenço
dc.date.accessioned2019-12-02T10:33:35Z
dc.date.issued2019-07-12
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractA construção da fraternidade humana é um desafio urgente na atualidade, principalmente numa sociedade que valoriza em demasia o materialismo e tenta uma regulação social sustentada na competitividade das regras de mercado. Isto leva-nos ao perigo de um entendimento errado da dignidade humana, em que o ser humano tende a ser ultrapassado por um materialismo destrutivo. Incluir e fomentar a tradição cultural de valores fraternos na educação dos jovens é sempre um fator muito relevante na construção de um meio social mais justo e verdadeiramente humano. O sistema educativo pode ter um papel preponderante nesta matéria através dos currículos que elabora para as escolas, os quais não podem esquecer conteúdos para o desenvolvimento da cidadania responsável dos alunos. O trabalho apresentado está inserido na Prática de Ensino Supervisionada, mais concretamente na unidade letiva Construir Fraternidade do 5.º ano de escolaridade e procura fazer uma abordagem acerca da importância da prática dos valores da fraternidade cristã e a sua relevância para a construção de uma sociedade mais humana.pt_PT
dc.description.abstractThe construction of human fraternity is an urgent challenge today, especially in a society that values materialism too much and tries social regulation based on the competitiveness of market rules. This leads us to the danger of a misunderstanding of human dignity, in which the human being tends to be overcome by destructive materialism. Including and fostering the cultural tradition of fraternal values in the education of young people is always a very important factor in the construction of a more just and truly human social environment. The education system can play a leading role in this matter through the curricula it prepares for schools, which can not forget content for the development of responsible student citizenship. The work presented is inserted in the Supervised Teaching Practice, more concretely in the unit Build Fraternity of the 5th year of schooling and tries to make an approach about the importance of the practice of the values of the Christian fraternity and its relevance for the construction of a society more humane.pt_PT
dc.identifier.tid202310191pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28891
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFraternidadept_PT
dc.subjectSolidariedadept_PT
dc.subjectAcolhimentopt_PT
dc.subjectBem-comumpt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFraternitypt_PT
dc.subjectSolidaritypt_PT
dc.subjectWelcomingpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.titleConstruir fraternidade : um itinerário para ser feliz : contributo para a 4.ª unidade letiva do 5.º ano de escolaridade do programa de Educação Moral Religiosa Católicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada_ José An.pdf
Size:
4.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: