Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.75 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The OLX website is a classified online service founded seven years ago in New York, U.S.A and Buenos Aires, Argentina. Aiming to become a global reference for ecommerce platforms —
such as eBay and Amazon — it rapidly evolved to other markets and is currently operating in 107 countries, with a total of 42 different languages.
The
success
relies
on
the
local
expertise
as
OLX
expands
by
engaging
with
local
companies,
profiting
from
their
specific
know-‐how
and
leveraging
them
back
through
international
brand
recognition.
It
is
a
Win-‐Win
situation
that
derives
from
the
“Think
global,
act
local.”
premise.
In
Portugal,
OLX
has
been
around
since
last
year
and
it
is
managed
by
FixeAds.
FixeAds
is
a
preeminent
online-‐services
provider
founded
in
2004,
accountable
for
other
leading
websites
such
as
Imovirtual
and
Standvirtual.
The
purpose
of
the
following
case
study
is
to
emphasize
the
importance
of
internet
services
and
its
managerial
role
when
in
an
internationalization
process.
For
that,
an
assessment
of
the
Portuguese
company
will
be
made,
together
with
an
overview
of
the
online
classified
market
in
both
Angola
and
Mozambique.
Despite
of
the
recent
economic
uptrend
in
both
of
these
countries,
the
rate
of
growth
is
not
aligned
with
the
rate
of
development
which
then
translates
into
several
setbacks.
The
lack
of
internet
access
and
its
respective
costs,
the
unemployment
rate
and
the
overall
income
inequalities
were
some
of
the
major
barriers
found
for
a
smooth
implementation
of
the
business
unit.
By
contrast
the
Southern
Africa
Development
Community
(SADC)
shows
promising
results
in
a
global
context
and
it
represents
a
clear
opportunity
due
to
the
local
industry’s
initial
maturity
stage,
ensuring
there
is
an
entire
market
yet
to
capture.
O site OLX é um serviço de classificados online que nasceu há sete anos em Nova York e Buenos Aires. Com a objetivo de se tornar numa referência mundial para plataformas de comércio eletrónico como o eBay ou a Amazon, penetrou rapidamente em vários mercados e está agora presente num total de 107 países e 42 línguas. A estratégia utilizada para o sucesso do site passa por “pensar global e agir local”, sendo que a integração do mesmo em países estrangeiros é feita através de empresas locais. Em Portugal, o OLX existe desde o ano passado e é gerida pela FixeAds , responsável por outros sites líderes no mercado nacional, como o Imovirtual e o Standvirtual. A empresa é especializada em serviços de internet e está presente no mercado desde 2004. Este caso de estudo tem como objetivo destacar a importância dos serviços de internet e do seu papel quando num processo de internacionalização . Para isso é então apresentado um panorama da empresa Portuguesa bem como a indústria de classificados online em Angola e Moçambique. Embora ambos os países estejam perante uma interessante viragem económica , a falta de acesso à internet, os seus custos associados extremamente elevados -‐ especialmente em Angola – as taxas de desemprego e as desigualdades relativamente aos salários foram alguns dos contratempos encontrados. No entanto, a África Austral (SADC) mostra resultados promissores num contexto global e representa uma oportunidade evidente devido à imaturidade em que se encontra esta indústria. Finalmente, serão feitas algumas análises relativas à estratégia adoptada e sugeridas algumas interpretações importantes para a devida compreensão do caso de estudo.
O site OLX é um serviço de classificados online que nasceu há sete anos em Nova York e Buenos Aires. Com a objetivo de se tornar numa referência mundial para plataformas de comércio eletrónico como o eBay ou a Amazon, penetrou rapidamente em vários mercados e está agora presente num total de 107 países e 42 línguas. A estratégia utilizada para o sucesso do site passa por “pensar global e agir local”, sendo que a integração do mesmo em países estrangeiros é feita através de empresas locais. Em Portugal, o OLX existe desde o ano passado e é gerida pela FixeAds , responsável por outros sites líderes no mercado nacional, como o Imovirtual e o Standvirtual. A empresa é especializada em serviços de internet e está presente no mercado desde 2004. Este caso de estudo tem como objetivo destacar a importância dos serviços de internet e do seu papel quando num processo de internacionalização . Para isso é então apresentado um panorama da empresa Portuguesa bem como a indústria de classificados online em Angola e Moçambique. Embora ambos os países estejam perante uma interessante viragem económica , a falta de acesso à internet, os seus custos associados extremamente elevados -‐ especialmente em Angola – as taxas de desemprego e as desigualdades relativamente aos salários foram alguns dos contratempos encontrados. No entanto, a África Austral (SADC) mostra resultados promissores num contexto global e representa uma oportunidade evidente devido à imaturidade em que se encontra esta indústria. Finalmente, serão feitas algumas análises relativas à estratégia adoptada e sugeridas algumas interpretações importantes para a devida compreensão do caso de estudo.