Repository logo
 
Publication

Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPalhinha, Maria Helena Cardoso
dc.contributor.authorCamelo, Natércia Maria Vieira
dc.date.accessioned2016-11-08T16:03:53Z
dc.date.available2016-11-08T16:03:53Z
dc.date.issued2015-06-03
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.pt_PT
dc.description.abstractThis work report was prepared as part of the Master in Visual Arts Education in the 3rd cycle of basic education and secondary education, seeks to deconstruct preconceived ideas as to drawing learning, and proposes leave some vices inherent in his construction, based on experiences created for students that awaken to the importance of (re) learn to see summoning every way. The study proposes some educational strategies leading to a new way of see and know the drawing, the leaving of a vision and expression stereotyped, and the development of critical and creative thinking. This report presents, in the first part, a theoretical development of conceptual approach analyzing the work of several authors, analyzing the concepts of design, perception and artistic education, and forms the basis for our teaching practice. The second part develops some didactic proposals for clearance of teaching / learning strategies, applied the on the area of Drawing and Visual Communication in Secondary School D. Maria II, Braga, in the class with which did our teaching training. These aimed to encourage students in their observation and representation capabilities, see clearly to draw better. At the end, presents a reflection on the results of this experience, as well as some proposals of future development.pt_PT
dc.identifier.tid201672138
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20943
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_PT
dc.subjectDrawingpt_PT
dc.subjectPerceptionpt_PT
dc.subjectObservationpt_PT
dc.subjectTeaching/learningpt_PT
dc.titleVer bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201672138.pdf
Size:
2.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: