Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenhoPublication . Camelo, Natércia Maria Vieira; Palhinha, Maria Helena CardosoO presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.
- O diretor de turma e a gestão do absentismo dos alunos dos cursos profissionais : relatório de atividade profissionalPublication . Santos, Ana Cristina Rangel Costa dos; Estêvão, Carlos Alberto VilarNo estudo do Parlamento Europeu de 2011, sobre a redução do abandono escolar precoce (AEP) na União Europeia, é reconhecida a necessidade de monitorizar o absentismo discente por este ser um dos fatores de apoio à prevenção daquele fenómeno, funcionando como um sistema de alerta rápido que permitirá às escolas uma intervenção oportuna efetiva. Sendo política europeia a aposta cada vez maior na formação profissional de nível secundário e sendo os cursos profissionais, desde 2004, uma percentagem considerável da oferta formativa das escolas secundárias, verificando-se nos mesmos um elevado AEP, apresenta-se como cada vez mais pertinente o estudo do absentismo doa alunos deste cursos. Cabendo ao diretor de turma (DT) o levantamento dos dados que permitem a monitorização da assiduidade dos discentes, surge como de todo relevante a reflexão sobre que papel terá o DT na gestão do absentismo dos alunos e consequentemente na permanência dos mesmos na escola. Neste trabalho é apresentada uma fundamentação teórica sobre a escola como organização; a análise da evolução das políticas nacionais e europeias relativamente à implementação dos cursos profissionalizantes, com particular incidência nos cursos profissionais na oferta formativa do secundário; a identificação dos tipos, causas e consequências do absentismo; e as competências gerais do DT, como gestor do absentismo, nomeadamente de acordo com as especificidades dos cursos profissionais. Este trabalho apresenta também uma reflexão sobre os temas estabelecidos anteriormente, perspetivados do ponto de vista da prática diária da escola onde exerço funções.
- Introdução de tablets no ensino do manual em papel ao manual digitalPublication . Marques, Vanda do Carmo Canhoto Lopes; Lagarto, José ReisNo presente trabalho pretendemos caracterizar a introdução e utilização do tablet como manual digital em substituição do tradicional manual em papel, em contexto educativo no Agrupamento de Escolas de Cuba. Sendo uma tecnologia pioneira em contexto educativo, apoiada pela Direção de Serviços da Região Alentejo e acompanhada pedagogicamente pela Universidade Católica Portuguesa, no sentido de alterar as práticas de ensino/aprendizagem, urge conhecer a realidade da utilização da referida tecnologia em contexto escolar concreto, para identificar possíveis mudanças, dificuldades ou limitações. Para tal, depois de analisar o que a literatura diz sobre as questões e conceitos teóricos implícitos neste estudo, procedeu-se à definição do problema, apontámos as proposições e indicámos as questões orientadoras da nossa investigação. Acrescentámos a descrição da opção metodológica que nos levou a escolher o estudo de caso e a análise dos dados fez-se cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (análise documental, entrevistas e questionários a alunos e professores). Os resultados mostraram que o tablet poderá ser um recurso que pode captar a atenção dos alunos e ser um agente de motivação e participação. Para os professores o tablet pode ser um excelente recurso na aplicação de estratégias inovadoras e funcionar como um meio para cativar os alunos no desenvolvimento do conhecimento e estímulo do seu próprio raciocínio. Como principais obstáculos do uso do tablet nas escolas, podemos referir, problemas técnicos e o tempo de preparação de materiais realmente interativos.