Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A visão dos alunos sobre o currículo prescrito da disciplina de TIC no Ensino Profissional : um estudo de caso nos Açores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201684950.pdf1.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho alicerça-se no instrumento teórico e analítico com o intuito de contribuir para a caracterização da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino profissional com base em dados obtidos através da aplicação de inquéritos aos alunos em três escolas profissionais da ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada – Açores. A abordagem deste tema surge no seguimento da minha experiência profissional como formador da disciplina de TIC no ensino profissional nos Açores há mais de cinco anos. Novos desafios têm-se colocado à escola e aos professores no ensino das TIC. De há alguns anos a esta parte temos vindo a fazer uma reflexão sobre os objetivos e o modo como as TIC no ensino profissional podem ser integradas no currículo escolar de forma a proporcionar um maior interesse e novas valências para uma aprendizagem ao longo da vida (condição necessária para o desenvolvimento e acompanhamento de uma sociedade da informação e do conhecimento). Com este estudo consideramos que estaremos a criar espaço, meios e estratégias para melhorarmos ou consolidarmos a organização e concretização das atividades futuras nesta área. A análise crítica que o leitor possa realizar das metas de aprendizagem divulgadas oficialmente pelo Ministério da Educação através do site da ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, em particular a análise cuidada das metas de aprendizagem da área das TIC, será o complemento natural necessário para compreensão e discussão que se pretende estimular em torno da proposta a que se chegou. Com o presente trabalho pretendemos, apresentar uma reflexão, sobre as potencialidades da disciplina de TIC no contexto do ensino profissional sob a perspetivados alunos que no presente ano letivo frequentam a disciplina.
This studyintends to be a theoretical and analytic instrument which aims to characterise the subject of Information and Communication Technology (ICT) in the vocational training system. This characterization has its basis in the results of an inquiry made to the students of three different vocational schools of the county of Ponta Delgada, in S. Miguel Island, Azores. New challenges have been set to schools and to teachers in the teaching of ICT. Some years ago until now, a reflection has been made about the objectives and the way ICT can be integrated in the school curriculum and in the way it can create a wider interest and new ways of knowledge for a technological lifelong learning which is a very important condition for the development of a society of information and knowledge. With this study, we consider that we will create a space, means and strategies to improve or consolidate the organization and future activities in this area. The analysis that the reader can make of the learning goals for ICT published by the Ministry of Education in the website ANQEP – National Agency for Qualification and Vocational Training is the natural complement for the understanding and discussion that is intended to stimulate trough the results obtained. With this study we intend to determine and make a reflection, through an inquiry to the students of vocational courses, about the potential of the subject of ICT in the vocational training system.

Description

Keywords

Metas de aprendizagem Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Ensino profissional Educação Professor Aluno Learning goals Information and Communication Technology (ICT) Vocational training Education Teacher Students

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue