Repository logo
 
Publication

Território educativo de intervenção prioritária : estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorMachado, Joaquim
dc.contributor.authorDias, Cláudia Maria Pires Corais
dc.date.accessioned2013-06-17T14:50:25Z
dc.date.available2013-06-17T14:50:25Z
dc.date.issued2012-10-18
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractOs territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP) são uma medida de política educativa para promover o sucesso educativo de todos os alunos e, em particular, das crianças e jovens que se encontram em risco de exclusão social e escolar. Esta investigação descreve o processo de implementação de um Projecto TEIP num Agrupamento cuja população escolar apresenta problemas de indisciplina e de insucesso escolares. O estudo incidiu sobre duas acções do Projecto TEIP: a diferenciação pedagógica e a flexibilização curricular. O objectivo principal do estudo é conhecer e compreender as dinâmicas organizacionais e pedagógicas da escola, as expectativas dos participantes e os resultados que se obtiveram. A investigação assume características de estudo de caso num Agrupamento de escolas, situado na zona norte. Neste Agrupamento, criaram-se equipas educativas de ano e experienciaram-se algumas das suas vantagens enquanto modelo de coordenação do trabalho docente, assim como se fez desdobramento de turmas que favoreceu o acompanhamento dos alunos.por
dc.description.abstractThe Priority Intervention Education Territories (PIET) are a policy of education measure that aims to promote educational success among students, particularly children and youths in risk of social and school exclusion. This dissertation describes the implementation of a PIET Project in an Agrupamento with a history of indiscipline and school failures. The study focuses on two actions of the PIET Project: pedagogical differentiation and curricular flexibility. The main goal of the present study is to get to know and understand the organizational and pedagogical dynamics of the school, the expectations of the participants and the results obtained. This research is a case study of an Agrupamento situated in the North of Portugal. In this Agrupamento, per year educational teams were created, with clear advantages in the coordination of the work of the teaching staff. In addition, classes were broken up in smaller units, a fact that greatly improved follow up of the students.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/11240
dc.language.isoporpor
dc.subjectTerritórios educativos de intervenção prioritáriapor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subjectPrograma TEIPpor
dc.subjectPriority intervention education territoriespor
dc.subjectEducation policiespor
dc.subjectSchool failurepor
dc.subjectPIET programpor
dc.titleTerritório educativo de intervenção prioritária : estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11240.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: