Repository logo
 
Publication

Business intelligence na educação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, José Afonso
dc.contributor.advisorBalhau, Pedro
dc.contributor.authorSequeira, Eduardo Carlos Torres
dc.date.accessioned2017-05-24T15:34:12Z
dc.date.issued2011-12-28
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractEste início de século é marcado não só por uma sociedade em constante mudança, onde a informação é vista como uma necessidade e como um recurso, mas também, por uma das maiores e mais profundas crises económicas e financeiras de que há memória. As organizações não se podem alhear destas novas realidades, é essencial que se munam de novos instrumentos e tecnologias e se preparem para enfrentar os novos desafios que se avizinham. As Direções Regionais de Educação, Escolas e Ministério da Educação não são exceção, muitas vezes reconhecidas como “máquinas pesadas e burocráticas”, têm nos últimos anos, implementado Sistemas de Gestão Documental, esforço reconhecido e que muito tem contribuído para o aumento da sua eficácia, contudo, há ainda um longo caminho a percorrer. Urge que se implementem sistemas completos de avaliação da performance destas organizações, medindo o impacto dos seus programas, projetos e atividades na sociedade. A implementação de ferramentas de Business Intelligence (BI) e de teorias administrativas da Inteligência Competitiva (IC) podem contribuir para melhorar a tomada de decisão de toda a organização e consequentemente, o seu desempenho, criando vantagens competitivas e condições especiais para que os objetivos propostos sejam alcançados. Em Portugal, há ainda um grande distanciamento entre os modelos tradicionais de ensino e as ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias. Ao longo dos últimos anos, temos assistido apenas a adaptações e pequenas mudanças… é preciso reinventar a forma de ensinar e também de aprender. O BI, poderá assim constituir-se como um poderoso aliado, dos modelos tradicionais de ensino, permitindo o acesso a relatórios online que permitem medir o progresso e desempenho de uma turma, aluno ou professor, promovendo a responsabilidade educacional e o desempenho académico. Esperamos sobretudo que a concretização deste trabalho possa contribuir para delinear um novo conceito de educação, alicerçado na medição da performance de diversas entidades e no importante papel que as novas tecnologias podem desempenhar na demanda por uma escola cada vez mais eficiente.pt_PT
dc.description.abstractThis new century is marked not only by a changing society, where information is seen as a necessity and as a resource, but also by one of the largest and deepest financial and economic crisis in living memory. Organizations cannot alienate these new realities, it is essential to adopt new tools and technologies and be prepared to face the new challenges ahead. The Regional Offices of Education, Schools and Ministry of Education is no exception, often recognize as “heavy bureaucratic machine” have in recent years, implemented Document management system, recognized effort that has contributed to increasing its effectiveness, however, there's still a long way to go. There is a need to consider the implementation of complete systems for evaluating the performance of these organizations, measuring the impact of their programs, projects and activities in society. The implementation of Business Intelligence (BI) tools and administrative theories of Competitive Intelligence (CI) can help to improve the quality of decisionmaking throughout an organization and consequently, its performance, creating competitive advantages and special conditions for the objectives proposed to be achieved. In Portugal, there is still a large gap between the traditional models of teaching and the tools offered by new technologies. Over the past few years we have seen only small adjustments and changes... it’s necessary to reinvent teaching and also learning. BI may establish itself as a powerful ally, to the traditional models of teaching, allowing access online reports that measure progress and performance of a class, student or teacher, promoting academic performance and educational responsibility. We hope that this work can contribute to outline a new concept of education, based on measuring the performance of various entities and the important role that new technologies can play in a school demand for increasingly efficient.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22153
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDescentralização educativapt_PT
dc.subjectTerritorialização da educaçãopt_PT
dc.subjectDireções Regionais de Educaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias de Informaçãopt_PT
dc.subjectBusiness intelligencept_PT
dc.subjectGestão do conhecimentopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectEducational decentralizationpt_PT
dc.subjectTerritorial Administration of Educationpt_PT
dc.subjectRegional Offices of Educationpt_PT
dc.subjectInformation Technologypt_PT
dc.subjectKnowledge managementpt_PT
dc.titleBusiness intelligence na educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
22153.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: