Browsing by Issue Date, starting with "2011-12-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Business intelligence na educaçãoPublication . Sequeira, Eduardo Carlos Torres; Baptista, José Afonso; Balhau, PedroEste início de século é marcado não só por uma sociedade em constante mudança, onde a informação é vista como uma necessidade e como um recurso, mas também, por uma das maiores e mais profundas crises económicas e financeiras de que há memória. As organizações não se podem alhear destas novas realidades, é essencial que se munam de novos instrumentos e tecnologias e se preparem para enfrentar os novos desafios que se avizinham. As Direções Regionais de Educação, Escolas e Ministério da Educação não são exceção, muitas vezes reconhecidas como “máquinas pesadas e burocráticas”, têm nos últimos anos, implementado Sistemas de Gestão Documental, esforço reconhecido e que muito tem contribuído para o aumento da sua eficácia, contudo, há ainda um longo caminho a percorrer. Urge que se implementem sistemas completos de avaliação da performance destas organizações, medindo o impacto dos seus programas, projetos e atividades na sociedade. A implementação de ferramentas de Business Intelligence (BI) e de teorias administrativas da Inteligência Competitiva (IC) podem contribuir para melhorar a tomada de decisão de toda a organização e consequentemente, o seu desempenho, criando vantagens competitivas e condições especiais para que os objetivos propostos sejam alcançados. Em Portugal, há ainda um grande distanciamento entre os modelos tradicionais de ensino e as ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias. Ao longo dos últimos anos, temos assistido apenas a adaptações e pequenas mudanças… é preciso reinventar a forma de ensinar e também de aprender. O BI, poderá assim constituir-se como um poderoso aliado, dos modelos tradicionais de ensino, permitindo o acesso a relatórios online que permitem medir o progresso e desempenho de uma turma, aluno ou professor, promovendo a responsabilidade educacional e o desempenho académico. Esperamos sobretudo que a concretização deste trabalho possa contribuir para delinear um novo conceito de educação, alicerçado na medição da performance de diversas entidades e no importante papel que as novas tecnologias podem desempenhar na demanda por uma escola cada vez mais eficiente.
- Bondex, a successful brand in the Portuguese wood care marketPublication . Lima, Maria Isabel Duarte Silva Ferreira de; Celeste, PedroThis dissertation was written with the objective of presenting marketing students a successful brand in the wood care industry in Portugal and to identify gaps and opportunities of growth in the wood care market. Bondex is a wood care products brand that makes part of Dyrup, one of the major players of the paint industry. Bondex had its origin in Denmark by 1969 and it is nowadays the categorizer of this market in Portugal. Consumers find it the best product in the market and feel familiar with it. However, other wood care products brands are increasing and gaining share of the market, as it is the case of Woodtec in the professional market and private labels in the do it yourself (DIY) market. This thesis tells the story of what Bondex has been till now and provides the tools necessary to the reader to solve the case: what will be the Bondex’s future?
