Repository logo
 
Publication

A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues
dc.contributor.authorVarela, Jaquelina Ivone Borges
dc.date.accessioned2021-12-20T11:27:01Z
dc.date.available2021-12-20T11:27:01Z
dc.date.issued2021-10-29
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractEste trabalho discute a geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico. Importa salientar que a escolha desta temática está relacionada com a minha prática letiva enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Ao longo da lecionação da unidade letiva de referência (UL4), deparei-me com um problema que me levou a questionar de que forma apresentar a temática da paz aos alunos e que metodologias utilizar para despertar nos alunos a urgência da paz e a sua responsabilidade na construção da paz, além de reconhecer soluções fundamentais para situações de conflito de valores com base no reconhecimento da dignidade da pessoa. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro capítulo, reflito sobre o projeto educativo da escola e contextualizo brevemente a turma que lecionei. Pondero a experiência da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no núcleo de estágio na Escola Pedro D’Orey da Cunha, bem como o contributo específico da disciplina de EMRC para o Agrupamento de Escolas da Damaia, principalmente na formação dos alunos, com o intuito de concretizar uma educação para a paz. No segundo capítulo, faço uma breve caraterização da geração Z, mas, antes de mais, reflito a respeito do que é a geração Z, para tentar perceber como apresentar a paz, um tema tão pertinente e merecedor de atenção por parte de instituições como família, escolas e igrejas. Nesse sentido, proponho uma reflexão séria em torno da promoção da paz, tendo em conta os adolescentes e as diversas experiências que eles trazem consigo, principalmente do seu meio. No terceiro capítulo, apresento uma proposta pedagógica no âmbito da EMRC, com vistas a mostrar que é possível pensar uma educação para a paz, integrando um conjunto de conteúdos do currículo e permeando a nossa prática pedagógica cotidiana.pt_PT
dc.description.abstractThis paper discusses generation Z and their relationship to the promotion of peace as a pedagogical object. This theme choice is related to my teaching practice with Catholic Moral and Religious Education (EMRC). During the teaching experience referenced in this thesis, unit (UL4), I came across a problem that led me to question how to present the theme of peace to students and to research methodologies that could help me awaken in these students the recognition of the urgency for peace as well as their responsibility in the construction of peace. In addition, I struggled to find a way to teach students how to recognize fundamental solutions to situations of conflict of values based on the fundamental recognition of a person’s dignity. This work is divided into three chapters. In the first chapter, I reflect on the school's educational project and briefly contextualize the class I taught. I ponder my experience with the Supervised Teaching Practice (PES) in the internship nucleus at the Pedro D'Orey da Cunha School, as well as the specific contribution of the EMRC discipline to the Damaia School Group, mainly in the training of students, with the aim of achieving education for peace. In the second chapter, I briefly characterize Generation Z. After reflecting on what Generation Z is, I explain how to present peace to this generation and shed light on why this topic is so pertinent and worthy of attention by institutions such as family schools and churches. Subsequently, I propose a serious reflection on the promotion of peace, taking into account the varied experiences that students bring to the classroom, drawing mainly from their environments. In the third chapter, I offer a pedagogical proposal within the scope of the EMRC, in order to show that it is indeed possible to practice education for peace by integrating a set of curriculum contents into our daily pedagogical practice.pt_PT
dc.identifier.tid202810615pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36208
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação Moral e Religiosa Católicapt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectPromoção da pazpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectCatholic Moral and Religious Educationpt_PT
dc.subjectGeneration Zpt_PT
dc.subjectPeace advocacypt_PT
dc.titleA geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202810615.pdf
Size:
3.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format