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Estágio final e relatório

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorFerreira, Maria Amélia Dias
dc.contributor.authorLobo, Ana Luísa Mendes
dc.date.accessioned2025-07-11T12:08:42Z
dc.date.available2025-07-11T12:08:42Z
dc.date.issued2025-06-11
dc.date.submitted2025-03
dc.description.abstractO presente documento, sob forma de um relatório de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do 1º semestre do ano letivo 2024-2025, inserida no 17º Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Partindo de uma metodologia descritiva e reflexiva, explora o processo de desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas na assistência à pessoa em situação crítica nos contextos de estágio de Serviço de Urgência Polivalente e Serviço de Medicina Intensiva Polivalente. Durante os estágios, esteve sempre presente a preocupação com a segurança e qualidade nos cuidados de enfermagem como “foco principal”, por isso, o planeamento e implementação de estratégias que visassem o melhor cumprimento das regras com referência na mais atual evidência científica por parte dos enfermeiros. No âmbito da melhoria continua da qualidade e segurança, destacam-se os trabalhos realizados nos diferentes contextos de estágio (Serviço de Urgência Polivalente e Serviço de Medicina Intensiva Polivalente). Neste percurso, tendo por base os domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, no domínio da prática profissional, ética e legal, foi aprimorada a habilidade de realizar práticas em conformidade com as normas legais, os princípios éticos e deontológicos, garantindo sempre o respeito pelos direitos humanos. As leituras realizadas, atividades e reflexões desenvolvidas, os cuidados oferecidos e as experiências adquiridas, foram fundamentais para o meu crescimento tanto profissional quanto pessoal, estimulando o pensamento crítico e reflexivo. Todo este processo teve um impacto significativo na prática profissional visto ter possibilitado o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades baseados na pesquisa, contribuindo para a resolução de problemas e para a melhoria da gestão da qualidade em saúde.por
dc.description.abstractThis document, in the form of an internship report, appears within the scope of the Curricular Unit “Final Internship and Report”, of the 1st semester of the academic year 2024-2025, included in the 17th Master's Course in Nursing, with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for People in Critical Situations, of the School of Nursing (Porto), Catholic University of Portugal. Based on a descriptive and reflective methodology, it explores the process of development and acquisition of common and specific skills in assisting people in critical situations in the contexts of internships in the Multipurpose Emergency Service and Multipurpose Intensive Care Service. During the internships, the concern with safety and quality in nursing care was always present as the “main focus”, and therefore, the planning and implementation of strategies that aimed at better compliance with the rules with reference to the most current scientific evidence by nurses. Within the scope of continuous improvement of quality and safety, work carried out in different internship contexts stands out (Polyvalent Emergency Service and Polyvalent Intensive Care Service). In this path, based on the domains of common skills of the Specialist Nurse, in the domain of professional, ethical and legal practice, the ability to carry out practices in accordance with legal standards, ethical and deontological principles was improved, always ensuring respect for human rights. The readings carried out, activities and reflections developed, the care offered and the experiences acquired were fundamental for my professional and personal growth, stimulating critical and reflective thinking. This entire process had a significant impact on professional practice as it enabled the development of research-based knowledge and skills, contributing to problem-solving and improving quality management in healthcare.eng
dc.identifier.tid203954521
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53880
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPessoa em situação crítica
dc.subjectSegurança
dc.subjectQualidade em saúde
dc.subjectCritically ill patient
dc.subjectSafety
dc.subjectHealth quality
dc.titleEstágio final e relatóriopor
dc.title.alternativeFinal internship and reporteng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem

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