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The influence of digital marketing on the choice of a fuel brand

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Rita Moura Bastos de Almeida
dc.contributor.authorRodrigues, Ricardo Jorge Andrade Silva
dc.date.accessioned2023-09-25T17:30:34Z
dc.date.available2023-09-25T17:30:34Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023-04
dc.description.abstractWith the advent of social platforms, digital marketing strategies have been gaining a lot of importance among companies, in order to segment and approach their target audiences and consequently improve their performance. This study aims to examine the influence of digital marketing when choosing a Fuel Brand. It presents data from a questionnaire developed for reviewing an individual’s social media habits and the most important variables in Fuel Brand choice. The research was performed utilizing various methods of analysis. To see the differences on a demographic level and compare the respondent’s results to measure social media habits, a pivot table analysis was made. A correlation matrix was built to measure the correlation between digital marketing and its predictor variables, clustering was made to differentiate the types of customers and optimize a brand’s approach towards each, and a logistic regression was made to verify if there was any underlying variable that affected the influence of digital marketing when choosing a Fuel Brand. According to the study’s results, a Fuel Brand's investment in social platforms suffers from a lack of advertising and exposure towards the benefits of actually utilizing these, meaning that if well leveraged, a Fuel Brand’s digital efforts can effectively gain them a competitive advantage.pt_PT
dc.description.abstractCom o desenvolvimento das plataformas digitais, as estratégias de marketing digital têm vindo a adquirir uma importância significativa em qualquer que seja a empresa, sendo vistas como uma forma de segmentar um público-alvo, e consequentemente, otimizar o seu desempenho no método de abordagem a cada. Esta pesquisa, visa examinar a influência do marketing digital na escolha da marca de combustível. Com uma demonstração de dados de um questionário, desenvolvido para rever os hábitos de comunicação social de um indivíduo e as variáveis mais importantes na escolha de uma marca de combustível, esta investigação foi realizada utilizando diversos métodos de análise. De forma a medir as diferenças a nível demográfico e comparar os resultados de um inquirido para medir os hábitos dos meios de comunicação social, foi feita uma análise de Pivot Table. Após isso, foi construída uma matriz para medir a correlação entre o marketing digital e as suas variáveis preditoras, seguido por uma segmentação para diferenciar os tipos de clientes e otimizar a abordagem de uma marca de combustível em relação a cada um deles através de uma análise de segmentação, terminando com uma regressão logística que visou verificar se existia alguma variável subjacente que afetasse diretamente a influência do marketing digital ao escolher uma marca de combustível. De acordo com os resultados do estudo, o investimento de uma marca de combustível em plataformas sociais sofre de falta de publicidade e exposição dos benefícios da sua utilização regular, significando que, os esforços digitais de uma marca de combustível, se otimizados, podem efetivamente adquirir lhes uma vantagem competitiva.pt_PT
dc.identifier.tid203350910pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42620
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectDigital marketingpt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectSocial platformspt_PT
dc.subjectOil and gaspt_PT
dc.subjectGas station brandpt_PT
dc.subjectFuel brandpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectPlataformas sociaispt_PT
dc.subjectPetróleo e gáspt_PT
dc.subjectMarca de combustívelpt_PT
dc.titleThe influence of digital marketing on the choice of a fuel brandpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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