Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino, pesquisa e extensão: estudo de caso sobre a produção e aplicação do conhecimento no Sertão central cearense

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
133792278.pdf276 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Constituição Federal Brasileira estabelece que as universidades devem adotar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o chamado Tripé Universitário, essencial para definir o papel dessas instituições na sociedade. Esse princípio busca ampliar o impacto do ensino superior, integrando teoria e prática com foco no aperfeiçoamento coletivo. Este projeto analisa a extensão universitária no curso de Direito de uma instituição no Ceará, através de um estudo qualitativo exploratório, utilizando observação, entrevistas estruturadas e diários de campo. Foram entrevistados dez participantes (n = 10), incluindo gestores, professores e alunos envolvidos em ações de extensão. Apesar de o fluxo de conhecimento ser comumente transferido da universidade para a sociedade, há necessidade de uma relação mais dialógica. Para os professores, a extensão oferece aprendizado prático, mas precisa incentivar uma colaboração crítica. A curricularização da extensão é uma mudança epistemológica, e a pesquisa destaca a integração entre pesquisa e extensão, exemplificada na pesquisa-ação.
The Brazilian Federal Constitution establishes that universities must adopt the principle of inseparability between teaching, research and extension, the so-called University Tripod, which is essential for defining the role of these institutions in society. This principle seeks to broaden the impact of higher education, integrating theory and practice with a focus on collective improvement. Through an exploratory qualitative study, this project analyses university extension in the Law course of an institution in Ceará, using observation, structured interviews and field diaries. Ten participants (n = 10) were interviewed, including managers, teachers and students involved in extension activities. Although the flow of knowledge is mostly from the university to society, there is a need for a more dialogical relationship. For teachers, extension offers practical learning, but needs to encourage critical collaboration. The curricularization of extension is an epistemological change, and the research highlights the integration between research and extension, exemplified in action research.

Description

Keywords

Aprendizagem Curricularização Curricularization Ensino superior Estudantes universitários Extensão Extension Higher education Learning University students

Pedagogical Context

Citation

Carneiro, S. N. V., Gouveia, L. B., Silva, L., & Morgado, E. G. (2025). Ensino, pesquisa e extensão: estudo de caso sobre a produção e aplicação do conhecimento no Sertão central cearense. Motricidade, 21, Article e39670. https://doi.org/10.6063/motricidade.39670

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue