Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Prevenir a indisciplina e melhorar o comportamento de alunos em centros escolares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201703530.pdf3.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este artigo é o relato de um trabalho de investigação-ação realizado num Centro Escolar sobre o tema da indisciplina, uma das preocupações da comunidade educativa. Direcionámos a nossa lente para os comportamentos dos alunos no recreio escolar, com incidência para os dias de chuva. A indisciplina envolve atitudes e comportamentos que são considerados inadequados e inaceitáveis em relação ao momento, contexto ou expectativas. Para diminuir e/ou prevenir este fenómeno, devem ser identificadas as causas e estabelecidos programas sistemáticos de prevenção. Passa ainda pela participação de todos os agentes educativos, incluindo os alunos. Realizámos o diagnóstico a fim de refletirmos sobre o problema, fazendo uma análise dos dados recolhidos, através de observações documentais e naturais, bem como dos questionários aplicados a pessoal docente e não docente, que nos permitiram realizar uma triangulação dos dados. Foi elaborado e implementado um projeto na escola para ocupar de forma saudável os tempos livres, promovendo os valores e atitudes, a fim de minimizar e/ou prevenir os problemas disciplinares. Pretendíamos ainda a discussão/reflexão compartilhada e a procura de soluções conjuntas. Os resultados foram positivos, com a diminuição da indisciplina e a melhoria do clima de escola, para as quais foi determinante o envolvimento da comunidade escolar e dos diferentes parceiros. Longe de ser um “receituário” com alternativas que venham a sanar o problema, o objetivo principal do projeto foi, antes de mais, promover a reflexão e análise do tema por parte dos envolvidos no processo educacional e dar início a um processo de mudança de atitudes dentro da escola.
This report is the result of an action research which took place at a schooling centre with the focus on the lack of discipline, one of the concerns amongst school staff. We focused our attention on student behaviour in the school playground, particularly on rainy days. The indiscipline includes attitudes and behaviors which are considered inadequate and unacceptable considering the moment, the context or expectations. To decrease and/or prevent this phenomenon, the causes must be considered and the preventive programs established. It is also needed the participation of all the educative agents, including the students. We made the diagnosis as a way of reflecting about the problem making an analysis of the natural data collected as well as interviews and questionnaires with teaching and non-teaching staff, so that we were able to perform a triangulation of data. A project was developed and implemented that would occupy the students’ spare time in a healthy way thereby promoting values, attitudes and ultimately minimizing and preventing disciplinary problems. We looked forward to joint discussions / brainstorming and sharing ideas in the search for better solutions. The results were positive with a decrease in indiscipline and an improvement in the schooling environment. The involvement of the school community and the different partners was a determining factor. Far from being a "recipe" with alternatives that will solve the problem, the main objective of the project was, first of all, to promote reflection and analysis of the theme by those involved in the educational process and to initiate a process of changing attitudes inside the school.

Description

Keywords

Indisciplina Recreio Prevenção Projeto Intervenção Indiscipline Playground Prevention Project Intervention

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue