Browsing by Issue Date, starting with "2014-11-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Prevenir a indisciplina e melhorar o comportamento de alunos em centros escolaresPublication . Matos, Bela Filomena Fernandes Ferreira; Ribeiro, CéliaEste artigo é o relato de um trabalho de investigação-ação realizado num Centro Escolar sobre o tema da indisciplina, uma das preocupações da comunidade educativa. Direcionámos a nossa lente para os comportamentos dos alunos no recreio escolar, com incidência para os dias de chuva. A indisciplina envolve atitudes e comportamentos que são considerados inadequados e inaceitáveis em relação ao momento, contexto ou expectativas. Para diminuir e/ou prevenir este fenómeno, devem ser identificadas as causas e estabelecidos programas sistemáticos de prevenção. Passa ainda pela participação de todos os agentes educativos, incluindo os alunos. Realizámos o diagnóstico a fim de refletirmos sobre o problema, fazendo uma análise dos dados recolhidos, através de observações documentais e naturais, bem como dos questionários aplicados a pessoal docente e não docente, que nos permitiram realizar uma triangulação dos dados. Foi elaborado e implementado um projeto na escola para ocupar de forma saudável os tempos livres, promovendo os valores e atitudes, a fim de minimizar e/ou prevenir os problemas disciplinares. Pretendíamos ainda a discussão/reflexão compartilhada e a procura de soluções conjuntas. Os resultados foram positivos, com a diminuição da indisciplina e a melhoria do clima de escola, para as quais foi determinante o envolvimento da comunidade escolar e dos diferentes parceiros. Longe de ser um “receituário” com alternativas que venham a sanar o problema, o objetivo principal do projeto foi, antes de mais, promover a reflexão e análise do tema por parte dos envolvidos no processo educacional e dar início a um processo de mudança de atitudes dentro da escola.
- A inversão do ónus da prova, no caso de não colaboração de uma das partesPublication . Patrício, Ana Cristina do Amaral; Faria, Rita Lynce de
- Equity valuation using accounting numbers in high and low price to performance firmsPublication . Pereira, António Carlos Vidal de Beça; Cerqueira, GeraldoThe surge of new industries in the economy has made commonplace a situation where firms are trading at prices greatly superior to their financial performance. In such conditions doubts may arise regarding the use of traditional valuation models to estimate the value of high price to performance firms. This dissertation has as its main goal to determine if there is a variation in terms of performance by traditional valuation models when applied to high and low price to performance firms. Furthermore, the representation of performance by an accounting number is also studied in order to determine if such classification results in significant differences across firms. It is found that when price to operating income before depreciation (P/OI) is used to separate firms into high and low P/OI sub-‐samples more significant differences between sub-‐samples arise than when price to net income (P/NI) is used. Moreover, valuation models are found to be less biased and more accurate, although explaining price worse, when applied to high P/OI firms. Finally, relevant differences are discovered regarding the use of nonfinancial information to represent firm performance by analysts and firms.