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O percurso para o desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa em situação crítica
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Maria Amélia Dias | |
dc.contributor.author | Pêra, Márcia Daniela Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T10:11:58Z | |
dc.date.available | 2024-07-10T10:11:58Z | |
dc.date.issued | 2024-06-17 | |
dc.date.submitted | 2024-03 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório assume-se como o retrato do percurso para o desenvolvimento de competências de Enfermeira Especialista e tem a finalidade de espelhar o trabalho desenvolvido na unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, integrada no plano curricular do 16º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, que contemplou dois contextos da prática, uma unidade de cuidados intensivos da região norte de Portugal e a emergência extra-hospitalar. A elaboração deste documento teve como referência as Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e conta com o relato das experiências e do desenvolvimento de atividades em estágio, fundamentadas com evidência científica, que permitiram a aquisição de competências na área de especialização. Deste percurso para o desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa em situação crítica são elencadas as principais atividades desenvolvidas, das quais destacam-se: a construção de uma proposta de ferramenta de apoio à transição de cuidados com o recurso à técnica ISBAR; a elaboração de uma revisão da literatura sobre a gestão do ambiente na unidade de cuidados intensivos; e a realização de um trabalho no âmbito da integração do mindfulness como estratégia para a redução do stress nos enfermeiros da emergência extra-hospitalar, que culminou numa formação aos enfermeiros da emergência extra-hospitalar. Neste relatório são, ainda, realçadas aprendizagens no cuidado à pessoa em situação crítica e família, na resposta a situações de emergência e exceção e na prevenção e controlo da infeção e de resistência aos antimicrobianos. A reflexão inerente à realização deste relatório permitiu a assimilação da necessidade de promover uma prática de cuidados especializados e seguros e a contribuição fulcral da investigação na melhoria continua da qualidade dos cuidados. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report is a portrait of the journey towards developing the competences of a Specialist Nurse and its purpose is to reflect the work carried out in the curricular unit “Final Internship and Report” which is part of the curricular plan of the 16th Master's Degree in Nursing with a Specialisation in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for People in Critical Condition. The report refers to two practice contexts: an intensive care unit in the northern region of Portugal and the prehospital emergency. This document was drawn up with reference to the Common Competences of the Specialist Nurse and includes an account of the experiences and development of activities during the internship, based on scientific evidence which enabled the acquisition of competences in the area of specialisation. The main activities carried out in this journey to developing skills in caring for critically ill people are listed including: the construction of a proposal for a tool to support the transition of care using the ISBAR technique; the development of a literature review on managing the environment in the intensive care unit; and realisation of an assignment on integrating mindfulness as a strategy for reducing stress in prehospital emergency nurses which culminated in training for prehospital emergency nurses. This report also highlights the learnings in caring for people in critical condition and their families, in responding to emergency and exceptional situations and in preventing and controlling infection and antimicrobial resistance. The reflection inherent in this report has allowed us to assimilate the need to promote specialised and safe care and the key contribution of research in the continuous improvement of the quality of care. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203656776 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/45725 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro | pt_PT |
dc.subject | Especialista | pt_PT |
dc.subject | Pessoa em situação crítica | pt_PT |
dc.subject | Unidade de cuidados intensivos | pt_PT |
dc.subject | Emergência extra-hospitalar | pt_PT |
dc.subject | Nurse | pt_PT |
dc.subject | Specialist | pt_PT |
dc.subject | Critically ill person | pt_PT |
dc.subject | Intensive care unit | pt_PT |
dc.subject | Prehospital emergency | pt_PT |
dc.title | O percurso para o desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa em situação crítica | pt_PT |
dc.title.alternative | The path to developing skills in caring for people in critical condition | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |