Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O contributo da comunicação interna na cultura geracional : estudo de caso Siemens Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202731456.pdf3.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Grande parte das organizações atravessam constantemente o desafio de se adaptarem às mudanças que se fazem sentir à escala global. As gerações são um dos desafios que as organizações devem saber gerir, pois são hoje uma realidade que não se limita à existência de apenas uma ou duas gerações, mas sim de uma verdadeira convivência geracional. As organizações devem garantir uma constante atualização e preocupação com as diferentes gerações, garantindo um acompanhamento personalizado, demonstrando que se preocupam em estar informados sobre as diferentes características de cada geração. Grande parte do sucesso da gestão de pessoas depende da eficácia da comunicação interna, sendo que é através de uma boa implementação que se garante que os colaboradores estejam motivados e que apresentem níveis de engagement elevados. Perante uma existência de diferentes gerações, a maneira de comunicar multiplica-se por tantas vezes quantas as gerações existentes, sendo fulcral que esta realidade não seja entendida como um problema, mas sim como uma oportunidade de crescimento e de sucesso organizacional. Ao considerar a cultura organizacional da Siemens Portugal implica que se considerem as quatro diferentes gerações presentes na organização, desde os Baby Boomers com um estilo de comunicação mais diplomático aos recém-chegados membros da Geração Z que para eles a comunicação só faz sentido se for complementada por tecnologia. Neste sentido, a comunicação interna e o seu contributo nos níveis de engagement dos colaboradores tem vindo a ser alvo de estudo, pois a sua eficácia pode conduzir a resultados organizacionais bastante positivos. Assim, de forma a conhecer-se os níveis de engagement das diferentes gerações de colaboradores, pretendeu-se estudar qual o impacto que a comunicação interna detém sobre esta variável e, de que forma as diferentes gerações percecionam o contributo da mesma. Nesta dissertação foi possível concluir que todas as gerações presentes na Siemens Portugal valorizam o papel da comunicação interna e que o bom funcionamento da mesma influência positivamente os níveis de engagement dos colaboradores.
Most organizations are constantly facing the challenge of adapting to changes on a global scale. The generations are one of the challenges that organizations must know how to manage, because they are today a reality that is not limited to the existence of only one or two generations, but a true generational coexistence. Organizations must guarantee a constant updating and concern with the different generations, guaranteeing a personalized follow-up, showing that they are concerned about being informed about the different characteristics of each generation. A great part of the success of people management depends on the effectiveness of internal communication, and it is through a good implementation that it is guaranteed that employees are motivated and have high levels of engagement. Faced with the existence of different generations, the way to communicate is multiplied as many times as the existing generations, being crucial that this reality is not understood as a problem, but rather as an opportunity for growth and organizational success. When considering Siemens Portugal's organizational culture, it implies considering the four different generations present in the organization, from Baby Boomers with a more diplomatic style of communication to the newcomers who are members of Generation Z that for them, communication only makes sense if complemented by technology. In this sense, internal communication and its contribution in the levels of employee engagement has been the target of study, because its effectiveness can lead to very positive organizational results. Thus, in order to know the levels of engagement of the different generations of employees, it was intended to study what impact internal communication has on this variable and how the different generations perceive its contribution. In this dissertation it was possible to conclude that all generations present at Siemens Portugal value the role of internal communication and that the good functioning of the same influence positively influences the levels of employee engagement.

Description

Keywords

Gerações Comunicação interna Cultura organizacional Generations Internal communication Engagement Organizational culture

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue