Repository logo
 
Publication

O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD

dc.contributor.authorCoelho, Pedro
dc.contributor.authorPereira, Paulo Almeida
dc.date.accessioned2012-08-03T16:03:10Z
dc.date.available2012-08-03T16:03:10Z
dc.date.issued2001
dc.description.abstractEm consequência de um estágio curricular desenvolvido na agência do Sátão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), foram recolhidas informações relevantes sobre toda a população de clientes detentores de cartões de crédito, que permitem a sua caracterização, recorrendo a técnicas de análise estatística. Com o objectivo de verificar as diferenças entre os clientes dos dois segmentos deste produto, cartão “Classic” e “Gold”, este com maior prestígio, aplicam-se técnicas de estatística descritiva para salientar as desigualdades entre os clientes dos dois produtos. O método de regressão logística múltipla é utilizado para a definição do perfil dos clientes, permitindo determinar as variáveis relevantes para a atribuição desses cartões, bem como a importância relativa, de cada uma dessas variáveis significativas, para a segmentação dos clientes. O modelo também permite a previsão do tipo de cartão de cada cliente, a partir das suas características, e respectiva comparação com o cartão que efectivamente possui.por
dc.description.abstractFrom a curricular training in the agency of Caixa Geral de Depósitos (CGD) in Sátão important information was collected about the population of clients using credit cards. By applying statistical analysis techniques on this information, it allows the characterization of the clients. Descriptive statistic techniques are applied to highlight the differences between the clients who use the “Classic” and “Gold” card, having this last one a greater prestige. The multiple logistical regression model is used to define the profile of the clients, allowing us to determine the relevant variables for the concession of those cards, as well as the importance of each of those significant variables for the segmentation of the clients. This model also allows us to predict the card’s type of each client through his/her features and to make the comparison with the card that the client has effectively.
dc.identifier.citationCOELHO, Pedro ; PEREIRA, Paulo Almeida - O perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGD. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 10 (2001), p. 9-32por
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2001.66
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/8824
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniverdidade Católica Portuguesa. Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Socialpor
dc.subjectCartões de créditopor
dc.subjectAgência do Sátão da CGDpor
dc.subjectPerfil do clientepor
dc.subjectEstatística descritivapor
dc.subjectRegressão logísticapor
dc.titleO perfil do cliente de cartões de crédito, na agência do Sátão da CGDpor
dc.title.alternativeThe Profile of the Client Using Credit Cards, in CGD’s Agency in Sátão
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage32por
oaire.citation.issue10
oaire.citation.startPage9por
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopor
person.familyNameAlmeida Pereira
person.givenNamePaulo Jorge de
person.identifier.ciencia-id0F11-D236-6972
person.identifier.orcid0000-0002-3941-8274
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication3be8971d-cb0e-4c7c-b508-f39bb4130bf0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3be8971d-cb0e-4c7c-b508-f39bb4130bf0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
gestaodesenvolvimento10_9.pdf
Size:
298.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: