Repository logo
 
Publication

A importância do "brincar" no processo de ensino aprendizagem das crianças com Autismo (TEA)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco da
dc.contributor.authorOliveira, Maria José Alexandre de
dc.date.accessioned2025-07-25T10:25:51Z
dc.date.available2025-07-25T10:25:51Z
dc.date.issued2025-07-04
dc.date.submitted2025-05
dc.description.abstractO presente estudo investigou as interações sociais entre crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus pares neurotípicos em contextos de brincadeiras, evidenciando a importância do brincar como meio de desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A análise dos momentos lúdicos permitiu observar desafios e potencialidades nas interações sociais de crianças com TEA, como a iniciação de contatos, manutenção de diálogos e reciprocidade. Além disso, foi avaliada a atuação dos profissionais da educação na promoção da interatividade, destacandose a adaptação de brinquedos e atividades (58,8%) e a orientação individualizada (35,3%) como estratégias predominantes, ainda que o uso do reforço positivo tenha sido menos citado. A pesquisa revelou uma significativa lacuna na formação docente específica sobre o brincar com crianças autistas, com 82,4% dos participantes afirmando não receber capacitação formal nessa área. Tais dados reforçam a urgência de incluir a ludicidade nos Projetos PolíticoPedagógicos, investir em formação continuada e fomentar práticas interdisciplinares. A entrevista com uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) corroborou a importância do trabalho colaborativo e da constante atualização dos educadores. Concluise que o brincar deve ser compreendido como um direito e um recurso pedagógico estruturado, exigindo planejamento, intencionalidade e compromisso institucional para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.por
dc.description.abstractThis study investigated the social interactions between children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and their neurotypical peers in playful contexts, emphasizing the importance of play as a key element in cognitive, emotional, and social development. Observations of these play situations revealed both challenges and strengths in the social engagement of children with ASD, particularly in initiating contact, sustaining dialogue, and practicing reciprocity. Educators' strategies to promote interaction were also analyzed, with adaptations of toys and activities (58.8%) and individualized guidance (35.3%) emerging as the most used approaches, while positive reinforcement was the least mentioned. A significant gap in teacher training on play with autistic children was identified—82.4% of respondents reported no specific training. These findings highlight the urgent need to incorporate playbased approaches into Pedagogical Political Projects (PPPs), strengthen continuous teacher education, and encourage interdisciplinary collaboration. An interview with a Specialized Educational Support (AEE) teacher further emphasized the importance of joint efforts and ongoing professional development. The study concludes that play should be regarded not only as a right but also as a structured pedagogical tool, requiring intentional planning and institutional commitment to ensure inclusive education.eng
dc.identifier.tid203969367
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/54061
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectTranstorno do espectro autista
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectAprendizagem baseada no brincar
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectInteração social
dc.subjectAutism spectrum disorder
dc.subjectInclusive education
dc.subjectPlaybased learning
dc.subjectTeacher training
dc.subjectSocial interaction
dc.titleA importância do "brincar" no processo de ensino aprendizagem das crianças com Autismo (TEA)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203969367.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: