Repository logo
 
Publication

Salvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sangue

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
dc.contributor.authorSanto, Vanessa Ferreira
dc.date.accessioned2022-05-05T09:17:36Z
dc.date.available2022-05-05T09:17:36Z
dc.date.issued2022-03-25
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractA presente investigação centrou-se no caso específico português e pretendeu compreender como é que a comunicação pode ser eficaz na angariação de jovens dadores de sangue, entre os 18 e os 24 anos, em Portugal Continental. Para tal, foi realizado um estudo de caso ao nível das estratégias e ações de comunicação aplicadas no âmbito da promoção da dádiva de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST, I.P.) e conduziram-se dois focus group com jovens dadores e não dadores de sangue. Como principal conclusão, compreendeu-se que é fundamental optar-se por uma comunicação simples e direta, que eduque sobre a dádiva de sangue e evidencie a capacidade e a facilidade na adoção do comportamento, recorrendo-se tanto a estratégias informativas como persuasivas. Já no que concerne aos canais de comunicação, evidenciou-se a importância de apostar nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, e em canais interpessoais, destacando-se a relevância da comunicação interpessoal nas faculdades.pt_PT
dc.description.abstractThe present investigation focused on the specific Portuguese case and aimed to understand how communication can be effective in attracting young blood donors, between 18 and 24 years old, in Portugal. To this end, a case study was carried out in terms of communication strategies and actions applied in the context of the promotion of blood donation by the Portuguese Institute of Blood and Transplantation (IPST, I.P.) and two focus groups were held with young blood donors and non-donors. As a main conclusion, it was understood that it is essential to adopt a simple and direct communication, which educates about blood donation and demonstrates the ability and ease in adopting the behavior, using both informative and persuasive strategies. With regard to communication channels, the importance of investing in social media networks, especially Instagram, and in interpersonal channels was pointed out, highlighting the importance of interpersonal communication at universities.pt_PT
dc.identifier.tid203004540pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37430
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação estratégicapt_PT
dc.subjectComunicação no interesse públicopt_PT
dc.subjectCampanhas de comunicação públicaspt_PT
dc.subjectComunicação em saúdept_PT
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopt_PT
dc.subjectDoação de sanguept_PT
dc.subjectDador de sanguept_PT
dc.subjectStrategic communicationpt_PT
dc.subjectPublic interest communicationpt_PT
dc.subjectPublic communication campaignspt_PT
dc.subjectHealth communicationpt_PT
dc.subjectCommunication strategiespt_PT
dc.subjectBlood donationpt_PT
dc.subjectBlood donorpt_PT
dc.titleSalvar vidas está-nos no sangue? : estratégias de comunicação para a angariação de jovens dadores de sanguept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203004540.pdf
Size:
3.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format