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Promoção do desenvolvimento infantil

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorLourenço, Margarida
dc.contributor.authorCheio, Cláudia Nora
dc.date.accessioned2017-04-04T10:35:28Z
dc.date.available2017-04-04T10:35:28Z
dc.date.issued2017-03-15
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente Relatório expõe a reflexão de todo o percurso de aquisição de competências desenvolvidas ao longo do estágio, traçando como temática transversal a promoção do desenvolvimento infantil, fundamentando a minha prática através do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, que identifica conceitos determinantes para os indivíduos adotarem comportamentos saudáveis. O desenvolvimento infantil é um processo que vai desde a conceção, emerge de forma contínua e ordenada, através do qual a criança aprende a dominar níveis progressivamente mais complexos de ação, pensamento, emoção e interação com os outros, tornando-a mais competente, no seu contexto de vida. Para obter resultados em desenvolvimento é de extrema importância a intervenção dos profissionais, tendo como imperativo a promoção da saúde e promoção do desenvolvimento, intervindo nas famílias, com ações preventivas de apoio à parentalidade, com vista a proporcionar aos pais sentimentos de confiança e satisfação no seu papel, de modo a oferecerem as melhores condições para um crescimento e desenvolvimento adequados. Nos vários locais de estágio propus-me desenvolver uma assistência sistematizada à criança e família, que implicou formação aos enfermeiros sobre promoção do desenvolvimento infantil, sendo que realizei apenas os Módulos I e III, visto ter tido creditação ao Módulo II pela experiência profissional anterior em Internamento de Pediatria. O Módulo I teve lugar, inicialmente na Consulta de Desenvolvimento, e posteriormente numa Unidade de Saúde Familiar, ambos da área de Lisboa, onde pretendi alertar os profissionais para a importância da avaliação e promoção do desenvolvimento, no sentido de identificar oportunidades de intervenção para a promoção da saúde e das competências de cada criança, e identificar precocemente alterações que justifiquem a referenciação. O Módulo III teve lugar num Hospital Central de Lisboa, inicialmente na Urgência Pediátrica, onde foi um desafio retirar o foco de atenção apenas da doença, adotando estratégias voltadas para a integralidade do cuidado centrado na criança, promovendo o desenvolvimento infantil; posteriormente na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, na qual foi dada ênfase à prestação de cuidados dentro de um quadro de apoio ao desenvolvimento. Ao longo deste percurso atingi as competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, procurando responder globalmente às necessidades da criança, ao longo do seu ciclo de vida.pt_PT
dc.description.abstractThis report displays the reflections of the entire route of acquiring skills throughout the internship and has as cross-thematic the promotion of child development and as grounding my practice through the Health Promotion Model of Nola Pender, which identifies the concepts through which the individuals adopt healthy behaviors. Child development is a process that goes from the conception and emerges in a continuous and orderly manner through which the child learns to master increasingly complex levels of action, thought, emotion and interaction with others, making it more competent in context of his life. To get results in development is extremely important the intervention of professionals, in the health promotion, and promotion of the development, and in the intervention into the families with preventive actions to support parenting, in order to provide to the parents the feeling of confidence and satisfaction in their role, so that they can offer the best conditions for the growth and development of the children. In the diverse Internship locations, i set out to develop a systematic assistance to the child and family, which involved training of nurses on the promotion of child development. I did only the modules I and III, since i had credits for the Module II by previous professional experience in Internment Pediatric. The Module I took place, initially, in the Development Consultation, and later, in a Family Health Unit, both in the Lisbon area, where i was intended to alert professionals to the importance of evaluating and promoting development, in the sense of, identify opportunities of intervention in the promotion of health and skills of every child; and identify early changes that justify referencing. The Module III took place in a Central Hospital of Lisbon, initially in the Pediatric Emergency, where was a challenge removing the focus atention only disease, and where were adopted strategies for full assistance centered on the child, promoting child development. subsequently, Module III was held in the Neonatal Intensive Care, where was given emphasis to the provision of care within a framework of development support. Along this route reach the skills Nurse Specialist Health Nursing in Child and Youth, seeking to respond globally to the needs of the child throughout its life cycle.pt_PT
dc.identifier.tid203016998
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21985
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectCriança/famíliapt_PT
dc.subjectEnfermeiropt_PT
dc.subjectChild developmentpt_PT
dc.subjectChild/familypt_PT
dc.subjectNursept_PT
dc.titlePromoção do desenvolvimento infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem

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