Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Redesenho do processo de logística da Lusilectra

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203746910.pdf5.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho tem como objetivo a criação de um projeto para redesenhar o departamento logístico da empresa Lusilectra, do grupo Salvador Caetano, que está encarregue de vários processos e infraestruturas dentro da empresa. Este projeto surge para preparar a empresa para mudanças futuras, tais como a expansão do seu negócio para novos locais e aumento os canais de comercialização, através da criação de um website. O presente trabalho iniciou-se com um enquadramento teórico sobre princípios Lean, ferramentas que permitem a melhoria contínua dos processos e metodologias kaizen. Relativamente a estas existe uma especial atenção para a implementação kaizen realizada pelo grupo Salvado Caetano, ao qual a Lusilectra pertence e cujas normas tem de cumprir. Ao longo deste trabalho foi possível analisar as reclamações existentes relativas ao departamento logístico e em relação à empresa em geral. O presente trabalho tem como base um estágio que permitiu vivenciar o dia-a-dia da empresa, ter acesso a dados internos, realizar entrevistas não estruturadas e observação direta dos diversos processos. Foram realizadas entrevistas a todos os funcionários do departamento logístico da Lusilectra e ao membro da administração responsável por este departamento, Dra. Paula Cruz. Através das metodologias mencionadas foram identificados problemas no departamento logístico, a nível das infraestruturas e dos processos. Cada problema identificado foi analisado em detalhe e criou-se um projeto com as diversas soluções a implementar. Devido à complexidade do projeto definidos, foi necessário dividir o projeto apresentado em duas fases. Numa primeira fase, existiu a organização de um armazém e mudança e identificação dos layouts de todos os armazéns da empresa. Além disso, existiu uma preparação das infraestruturas e processos associados ao processo de picking e processo burocrático de envio de encomendas a ser mudado na fase posterior. Na segunda fase do projeto, idealizou-se a zona de alta rotatividade a ser criada no armazém e a zona de reservas. O processo de picking e processo burocrático de envio de encomendas serão implementados nesta fase, trazendo diversas mudanças no dia-a-dia dos trabalhadores. Por fim, foram apresentados os resultados do trabalho, sendo este o projeto desenvolvido para o redesenho do departamento logístico da Lusilectra, bem como os resultados das propostas implementadas até à data na empresa.
This work aims to create a project to redesign the logistics department of the company Lusilectra, part of the Salvador Caetano group, which is responsible for various processes and infrastructures within the company. This project appears to prepare the company for the future, which includes an expansion of its business to new locations and an increase in marketing channels by creating a website. The present work began with a theoretical framework on Lean principles, tools for continuous process improvement and kaizen methodologies. Special attention is given to the kaizen implementation carried out by the Salvador Caetano group, to which Lusilectra belongs and whose standards it must comply with. Throughout this work, it was possible to analyze existing complaints regarding the logistics department and the company in general. This work is based on an internship conducted the company. This internship allowed experiencing the company’s daily operations, accessing internal data, conducting unstructured interviews and direct observation of various processes. Interviews were conducted with all employees of the Lusilectra logistics department and with the administration member responsible for this department, Dra. Paula Cruz. Through the mentioned methodologies, problems were identified in the logistics department, both in terms of infrastructure and processes. Each identified problem was analyzed in detail, and a project with various solutions to be implemented was created. Due to the complexity, it was necessary to divide the present project into two phases. In the first phase, there was the organization of a warehouse and the change and identification of layouts for all the warehouses. Additionally, there was preparation of the infrastructure and processes associated with the picking process and the bureaucratic process of sending orders to be changed in the later phase. In the second phase of the project, the high turnover zone to be created in the warehouse and the reserve zone were conceptualized. The picking process and bureaucratic process of sending orders will be implemented in this phase, bringing various changes in the workers¢ day-to-day activities. Finally, the results of the work were presented, including the project developed for the redesign of the Lusilectra logistics department, as well as the result of the proposals implemented to date in the company.

Description

Keywords

Lean Kaizen Logística Melhoria contínua Logistics Continuous improvement

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue