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Uma nova consciência de enfermagem

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Abstract(s)

O ensino de Enfermagem em contexto clínico, como estratégia fomentadora da aprendizagem, afigura-se essencial para a consolidação dos conteúdos lecionados ao longo do Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e na aquisição de competências através da experimentação na prática. O objetivo geral deste Relatório serve para a certificação das competências científicas, técnicas e humanas definidas pelo Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, obtendo desta forma o título de Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este documento visa descrever as atividades desenvolvidas, as experiências significativas e as reflexões empreendidas, evidenciando as competências adquiridas durante o percurso efetuado no Serviço de Urgência do Hospital de Valongo e Lar de Nossa Senhora da Misericórdia. A metodologia adotada foi descritiva e analítico-reflexiva, recorrendo como suporte construtivo, o projeto de estágio e o portfólio dos módulos de estágio e por fim, a pesquisa bibliográfica. O relatório está dividido pelos domínios da ação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: ética profissional, conceção e prestação de cuidados, formação e investigação e gestão. No módulo I destaca-se o primeiro contacto com a realidade de um Serviço de Urgência. Dos enfermeiros espera-se a capacidade de lidar com situações cruciais com velocidade e precisão, exigindo-se competências acrescidas na integração de informação e estabelecimento de prioridades, ao mesmo tempo que para promover a relação de ajuda, tem que ser capaz de escutar e de comunicar, transmitindo informação e partilhando emoções. Saliento uma evolução da capacidade de tomada de decisão complexas atendendo às múltiplas dimensões do ser humano, em particular ao doente crítico, urgente/emergente, numa perspetiva de uma prática avançada No módulo opcional a escolha recaiu sobre a Enfermagem Geriátrica considerando este estágio essencial para o desenvolvimento de competências na área das relações interpessoais, bem como o estabelecimento de relações de ajuda com o idoso e família, contribuindo para o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação. Concluo, referindo que os objetivos foram concretizados, realço a importância do estágio e da elaboração deste relatório na aquisição de competências, que permitirão no futuro como Enfermeira especialista desenvolver uma prática de Enfermagem baseada nos padrões de qualidade e na evidência científica, de forma a dar contributo para uma nova consciência de Enfermagem.
Teaching Nursing in the clinical setting as a strategy promoter of learning, it is essential to the consolidation of what is taught during the Post-Graduate Course in Nursing with specialization in Medical-Surgical Nursing and skills through experimentation in practice. The overall objective of this report is for the certification of scientific, technical and human defined by the Statute of the Order of Nurses, thus obtaining the title of Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing. This document aims to describe the activities, the significant experiences and reflections undertaken, showing the skills acquired during the journey made in the Emergency Service of Hospital de Valongo and Lar Nossa Senhora da Misericórdia. The methodology was descriptive and analytical and reflective, using as a constructive support, the draft stage and the stage portfolio of modules and ultimately, the research literature. The report is divided by areas of action of the Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing: professional ethics, design and care, training and research and management. In the module I highlight the first contact with the reality of an ER. Of nurses is expected to be able to deal with crucial situations with speed and accuracy, demanding increased powers in the integration of information and establishment of priorities, while promoting the relationship help, have to be able to listen and communicating, transmitting information and sharing emotions. Emphasize an evolution of the capacity of decision-making complex given the multiple dimensions of human beings, particularly the critically ill patient, urgent / emergent from the perspective of an advanced practice. Optional module in the choice fell on the Geriatric Nursing considering this essential stage in the development of skills in the area of interpersonal relationships, as well as the establishment of helping relationships with families and the elderly, contributing to the improvement of means of communication. I conclude by stating that the objectives were achieved, stresses the importance of stage and of writing stage and the importance of writing in the acquisition of skills that will in the future as a Clinical Nurse Specialist to develop nursing practice based on quality standards and on scientific evidence, in order to give a contribution to a new awareness of Nursing.

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