Repository logo
 
Publication

Gerir os apoios especializados numa escola inclusiva : que desafios? A problemática da multideficiência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAmaro, António Rafael
dc.contributor.advisorMarques, Maria Carolina
dc.contributor.authorCardoso, Fernanda Maria da Cruz Brás
dc.date.accessioned2017-05-24T14:26:57Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma pesquisa em Ciências da Educação no domínio da educação especial intitulada «Gerir os apoios especializados numa escola inclusiva: Que desafios? – A problemática da multideficiência». Aborda o problema da inclusão e exclusão educativa e social e debate as políticas de inclusão que norteiam o atendimento às populações que aqui se incluem, assim como reflecte sobre os pressupostos essenciais de uma escola inclusiva. A investigação integrou procedimentos metodológicos teóricos e empíricos considerados relevantes e adequados. Utilizámos como procedimentos metodológicos, para além do estudo e análise temática em diferentes autores considerados, o questionário aplicado directamente à rede de inquiridos que constituiu a amostragem. Na pesquisa, agora estruturada em capítulos temáticos, sistematizam-se conhecimentos teóricos procedimentos metodológicos e éticos que sustentam a prática profissional. Os resultados da investigação aclaram fragilidades do sistema educativo e apontam críticas ao actual modelo de escola inclusiva, que fracassa o seu papel enquanto modelo integrador na redução das desigualdades sociais. A pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam produzir novo conhecimento contextualizando-nos no âmbito social do século XXI, hoje considerado o século da pobreza e da desigualdade social, que poderá aportar grandes desafios para a educação. Particularmente, no que respeita ao reflectir: de que modo as políticas educativas podem ser interventivas na redução das desigualdades educativas e sociais.pt_PT
dc.description.abstractThis work is the result of a Science of Education research in Special Education domain called “How to conduct specialized support in an inclusive school: What challenges?- The problem of multi deficiency” It refers the problem of educational and social inclusion and exclusion and debates the policies of inclusion which guide the attendance on the population here included, and also reflects about the main presupposition of an inclusive school. The investigation integrated theoretical and empiric methodological procedures considered relevant and appropriate. As methodological procedures we used, not only the study and thematic analysis in different authors but also the questionnaire directly applied to the net interviewees which constituted this sample. In this research, now structured into thematic chapters, theoretical knowledge and methodological and ethic procedures are systematized in a way which supports the professional practice. The results of the research clarify the weakness of the educational system and point out judgments to the present model of inclusive school, which fails his role of reducing social inequality. The research leads to future investigations which allow new knowledge included in the 21st century social context, considered today as the century of poverty and social inequality, which will consist in a big challenge for education. Particularly, as far as reflection is concerned, which way educational policies take part in reducing educational and social inequalities.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22150
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCrianças/alunospt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPolíticaspt_PT
dc.subjectChildren /studentspt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectDeficiencypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectPolitics
dc.titleGerir os apoios especializados numa escola inclusiva : que desafios? A problemática da multideficiênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
22150.pdf
Size:
6.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: