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Ubuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorBarbosa, Mariana Reis
dc.contributor.advisorLisboa, Lurdes Lopes Veríssimo
dc.contributor.authorTeixeira, Maria Barbosa Estevez Pintado
dc.date.accessioned2022-11-08T11:26:21Z
dc.date.available2022-11-08T11:26:21Z
dc.date.issued2022-10-14
dc.date.submitted2022-10
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ que resultou da combinação de outros dois, o HIP (Heroic Imagination Project) e a ALU (Academia de Líderes Ubuntu), no desenvolvimento socioemocional de crianças de 1º ciclo. Participaram neste estudo seis alunos envolvidos no programa ‘’Ubuntu para Heróis’’, os seus encarregados de educação (n=6) e os seus professores (n=2). Os instrumentos de recolha de dados foram três guiões de entrevista semiestruturada construídos e adaptados para este estudo. Os resultados destacam o impacto positivo que o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ teve nos alunos ao nível da dimensão comportamental, social, cognitiva, emocional e ainda ao nível da consciência ambiental. Este impacto também se releva na elevada satisfação que todos os participantes demonstraram com o programa. Na sua maioria, os alunos demonstraram aquisição dos conhecimentos ao nível das dinâmicas prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa ‘’Ubuntu para Heróis’’ em mais escolas e expandi-lo aos grupos de risco. Também seria pertinente adaptar as metodologias e prolongar o número de sessões, de forma a ser possível assegurar que os conteúdos mais complexos sejam compreendidos por todos os alunos. Seria ainda importante, dar a possibilidade aos encarregados de educação de participarem neste tipo de programas, bem como capacitar os professores para implementarem os programas de desenvolvimento socioemocional nos seus alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this study was to evaluate the impact of the implementation of the ''Ubuntu for Heroes'' programme, which resulted from the combination of two others, the HIP (Heroic Imagination Project) and the ALU (Ubuntu Leaders Academy), on the socioemotional development of primary school children. Six students involved in the program ''Ubuntu for Heroes'', their parents (n=6) and their teachers (n=2) participated in this study. The data collection instruments were three semi-structured interview scripts built and adapted for this study. The results highlight the positive impact that the ‘’Ubuntu for Heroes’’ program had on students in terms of behavioral, social, cognitive, emotional and environmental awareness. This impact is also reflected in the high satisfaction that all participants showed with the programme. Most of the students demonstrated the acquisition of knowledge in terms of prosocial dynamics. Considering the results, some practical guidelines are suggested, such as expanding the ‘’Ubuntu for Heroes’’ programme to other schools as well as to risk groups. It would also be pertinent to adapt the methodologies and extend the number of sessions, in order to ensure that the more complex contents are understood by all students. It would also be important to give parents the possibility to participate in this type of programmes, as well as train teachers to implement socio-emotional development programmes with their students.pt_PT
dc.identifier.tid203087810pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39252
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectUbuntu para Heróispt_PT
dc.subjectAlunos do 1º ciclopt_PT
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_PT
dc.subjectComportamentos prossociaispt_PT
dc.subjectUbuntu for Heroespt_PT
dc.subjectPrimary school studentspt_PT
dc.subjectSocio-emotional skillspt_PT
dc.subjectProsocial behaviorspt_PT
dc.titleUbuntu para Heróis : estudo piloto com crianças do 1° Ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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