Publication
Desenvolvimento emocional e bem-estar psicológico na adaptação ao ensino superior
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá | |
dc.contributor.author | Pereira, Bárbara Maria Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T11:35:51Z | |
dc.date.issued | 2019-03-13 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | A transição para a Universidade pode ser experienciada com elevada ansiedade perante os desafios colocados aos estudantes, sendo relevante o estudo de fatores que podem facilitar esta transição e adaptação. A literatura parece ser escassa relativamente ao papel conjunto de variáveis como o autoconceito, autoestima e bem-estar psicológico na adaptação ao ensino superior. Assim, o presente estudo procurou analisar a relação entre o desenvolvimento emocional (autoestima e autoconceito) e o bem-estar psicológico dos estudantes do 1º ano do ensino superior e a sua adaptação a esta nova etapa académica. Participaram neste estudo 89 estudantes do 1ºano do ensino superior. Para avaliar a adaptação dos estudantes foi utilizado o Questionário de Transição e Experiências Académicas (QETA; Azevedo & Faria, 2003). Foi utilizado o Self-Description Questionnaire (SDQ III; Marsh & O’Neill, 1984, adaptado por Faria & Fontaine, 1992) para avaliar o autoconceito, a Escala de Autoestima Global (RSES; Rosenberg, 1965, adaptado por Santos & Maia, 2003) para avaliar a autoestima e a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico (EMMBEP; Massé, Poulin, Dassa, Lambert, Bélair, & Battaglini, 1998; adaptado por Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012) para avaliar o bem-estar psicológico. Não foi encontrada uma relação significativa entre a adaptação ao ensino superior, e variáveis sociodemográficas dos estudantes. Por outro lado, apenas o bem-estar psicológico mostrou estar relacionada com uma adaptação mais positiva ao ensino superior, sendo que não foram encontradas relações com autoconceito e autoestima. | pt_PT |
dc.description.abstract | The transition to college can be experienced with high anxiety, before the challenges presented to the students, and thus it is relevant to study factors that can facilitate this transition and adaptation. The literature seems to be scarce regarding the joint role of variables such as self-concept, self-esteem and psychological well-being in students’ adaptation to college. Thus, the present study aimed to analyze the relationship between the emotional development (self-esteem and self-concept) and psychological well-being of first-year college students and their adaptation to this new academic phase. 89 firstyear college students participated in this study. To assess students’ adaptation the Questionnaire of Transition and Academic Experiences (QETA; Azevedo & Faria, 2003) was used. The Self-Description Questionnaire (SDQ III; Marsh & O’Neill, 1984, adapted by Faria & Fontaine, 1992) was used to assess self-concept, the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES; Rosenberg, 1965, adapted by Santos & Maia, 2003) to assess self-esteem and the Psychological Well-being Manifestation Measure Scale (EMMBEP; Massé, Poulin, Dassa, Lambert, Bélair, & Battaglini, 1998; adapted by Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012) to assess psychological well-being. No significant relation was found between students’ adaptation to college and sociodemographic and individual variables. Conversely, only psychological well-being showed to be related with a more positive adaptation to college, and no relations were found with self-concept and self-esteem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202201945 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/27425 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Adaptação ao ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar psicológico | pt_PT |
dc.subject | College adaptation | pt_PT |
dc.subject | Emotional development | pt_PT |
dc.subject | Psychological well-being | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento emocional e bem-estar psicológico na adaptação ao ensino superior | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Dissertação de Mestrado Barbara Pereira.pdf
- Size:
- 675.5 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: