| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 793.48 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As salas de aula ainda são consideradas o jardim secreto, o que se traduz em algum desconhecimento das práticas metodológicas usadas pelos professores, nomeadamente ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico.
O presente poster ilustra uma pequena parte de uma investigação que incide sobre esta temática, num
colégio privado situado em Lisboa. Pretende-se identificar metodologias promotoras da envolvência dos
alunos, e consequentemente, da aprendizagem, assim como metodologias que poderão funcionar como
obstáculos a uma maior entrega dos alunos, logo, ao sentido que atribuem à escola. Os sujeitos que
participam no estudo são um grupo de 4 professores que lecionam o quarto ano de escolaridade e outro
de 72 alunos que se encontram nesse mesmo ano. Relativamente à metodologia a utilizar, trata-se de um
estudo de natureza qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, através do qual será investigada
a temática em estudo, a partir do seu contexto real.
Description
Keywords
Professor Práticas metodológicas Aluno Aprendizagem
Pedagogical Context
Citation
LEAL, Márcia Mónica Caldeira - Modos de ensinar e de aprender no 1.º ciclo do ensino básico. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 975-980
