Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A transformação digital nas empresas : um estudo de caso do concelho de Póvoa de Lanhoso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Lucia Alves Martins.pdf3.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação descreve a investigação que fizemos sobre a forma como as empresas do concelho de Póvoa de Lanhoso estão a enfrentar a chamada Transformação Digital. Estudamos as Empresas 4.0, as empresas num mundo digital em que as transações se fazem maioritariamente na Internet, das relações com os fornecedores até às relações com os clientes, a promoção, o marketing, etc. Para realizar o estudo, e para além de uma revisão cuidadosa da literatura, recorremos a quatro instrumentos específicos: - um levantamento da presença das empresas na Internet, o que fizemos manualmente, e recorrendo a dados fornecidos pela Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, - um questionário a um conjunto significativo de habitantes de Póvoa de Lanhoso e de concelhos vizinhos, para se perceber qual a sua perceção. - um questionário a um conjunto de empresas do concelho, para se perceber o impacto do ponto de vista dos empresários; - uma entrevista semiestruturada com uma responsável municipal pelo apoio às empresas do concelho, para se entender a forma como estas transformações estão a ser percecionadas pelos próprios empresários, e de que modo o apoio disponibilizado poderá impactar no desenvolvimento da empresa. Entre o início deste estudo e a sua conclusão ocorreu o surto de CoVid-19, que veio a afetar negativamente a facilidade de contactar com as empresas, mais ocupadas com os reflexos negativos da pandemia, mas por outro lado permitiu avaliar a pertinência das soluções digitais para a própria sobrevivência de muitas das empresas. O estudo termina com um capítulo de conclusões e de sugestões para trabalhos futuros.
This present dissertation best describes the research we have done on how the companies of the Municipality of Póvoa de Lanhoso, are facing the so-called Digital Transformation. We study Companies 4.0, companies in a digital world where transactions are mostly done on the Internet, from supplier relationships to customer relationships, promotion, marketing, etc. In order to complete the study, and in addition to a careful review of the literature, we used four specific instruments: - a survey for the presence of companies on the Internet, which we did manually, and using data provided by the Municipality of Póvoa de Lanhoso; - a questionnaire to a significant number of inhabitants of Póvoa de Lanhoso and neighboring municipalities, in order to understand their perception; - a questionnaire to a group of companies in the municipality, to understand the impact from the entrepreneurs point of view; - a semi-structured interview with a municipal officer responsible for supporting companies in the municipality, to better comprehend how these transformations are being perceived by themselves, and how the support provided can impact the company's development. Between the beginning of this study and its conclusion, the CoVid-19 outbreak occurred, which came to negatively affect the ease of contacting companies, which are more occupied with the negative effects of the pandemic, but on the other hand, it allowed us to assess the relevance of digital solutions for the very prevalence of many of the companies. The study ends with a chapter of suggestions and future work.

Description

Keywords

Digital Comunicação Empresa 4.0 Transformação digital Redes sociais Communication Company Digital transformation Social networks

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue